A Defesa Civil registrou, nesta segunda-feira (20/10), mínima de 11,2º C, configurando o outubro com a menor temperatura desde 2014 em São Paulo. Segundo o órgão, “há 11 anos a capital não enfrentava um frio tão intenso nesta época do ano”.
No recorde anterior, em 2014, os termômetros registraram 10,7º C. A Defesa Civil alerta que o episódio de frio em pleno mês de primavera é atípico.
As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram os 11,2º C por volta das 8h e 9h da manhã.
A passagem de uma frente fria acompanhada por ventos intensos e massa de ar polar é a responsável pela queda acentuada das temperaturas na capital. Outras regiões do estado também foram afetadas.
Previsão do tempo em SP
- Segunda-feira (20/10): começou com sol e poucas nuvens. Porém, por conta da frente fria associada à umidade que vem da Amazônia, a temperatura não deve superar os 17º C.
- Terça-feira (21/10): sol entre muitas nuvens com possibilidade de chuviscos ainda na madrugada. Termômetros variam entre mínima de 10º C e máxima de 19º C, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
- Quarta-feira (22/10): sol pela manhã. Segundo o Inmet, a mínima para a capital não supera os 9º C, e a máxima pode atingir os 25º C no período da tarde.
O município de São Paulo está em estado de alerta para baixas temperaturas desde o dia 17 de outubro. Com o aumento do frio, o governo do estado ativou o Abrigo Solidário, que oferece acolhimento temporário à população em situação de rua.
Leia também
-
Frio intenso chega a SP e temperaturas caem na primavera. Veja o clima
-
Após dias de calor, SP deve ter chuva, vento e frio no final de semana
-
Virada do tempo: chuva e frio voltam a SP nesta semana. Veja quando
-
Frente fria deve baixar temperaturas em SP nos próximos dias. Veja
O abrigo conta com estrutura de refeições, camas, colchões, cobertores, além de espaço para os pets, garantindo proteção e dignidade durante o período de frio intenso.