MAIS

    Overclean: PF abordou deputado em menos de 30 segundos no aeroporto

    Por

    A abordagem da Polícia Federal (PF) ao deputado federal Dal Barreto (União Brasil-BA) no Aeroporto Internacional de Salvador, nessa terça-feira (14/10), durou menos de 30 segundos e foi realizada de forma técnica e discreta, segundo apuração da coluna.

    Fontes que trabalhavam no terminal relataram que o parlamentar foi interceptado logo após passar pelo raio-x por um delegado da Polícia Federal, que o informou de maneira reservada de que ele era alvo de mandado de busca. Trata-se da sexta fase da Operação Overclean.

    Leia também

    O delegado recolheu o celular do deputado e, sem levantar suspeitas, os dois seguiram para uma sala reservada da PF dentro do aeroporto. A ação não causou tumulto e, de acordo com testemunhas, passou despercebida pelos passageiros.

    Dal Barreto tentava embarcar para Brasília quando foi surpreendido por investigadores. Em paralelo, outras equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis ligados ao deputado em Amargosa, no Recôncavo da Bahia, cidade natal dele, onde veículos de luxo foram apreendidos.

    A operação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte de ação da PF para desarticular organização criminosa investigada por fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

    Nesta etapa, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar restritiva e sequestro de valores.

    O que diz o deputado

    Em nota, Dal Barreto afirmou não ter tido acesso ao inquérito, mas disse estar à disposição para colaborar com as investigações.

    “Não tive acesso ao inquérito policial, apenas ao mandado de busca e apreensão, não tendo, portanto, conhecimento acerca dos fatos investigados. Coloco-me à inteira disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações e prestar os devidos esclarecimentos, sempre que solicitado”, declarou.

    O parlamentar acrescentou confiar “plenamente nas instituições” e reafirmou que sua atuação sempre foi “republicana e dentro da legalidade”.

    Dal Barreto está em seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados, onde tomou posse em fevereiro de 2023. Recentemente, ele votou a favor da PEC da Blindagem e da urgência para o PL que prevê anistia a condenados por atos golpistas.