A coluna apurou que o deputado federal Dal Barreto (União-BA), um dos alvos da sexta fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (14/10), permaneceu calmo ao ser abordado pelos investigadores no Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães.
Durante a ação, ele respondeu a alguns questionamentos dos policiais. A PF ainda apreendeu o celular do deputado e carros de luxo.
Leia também
-
Roupas queimadas e sangue: amigas desaparecidas são achadas mortas
-
Lamborghini e McLaren: veja a frota de luxo de Buzeira, preso pela PF
-
Gabinete de Ouro: ex-assessora é presa por corrupção em Teresina
-
Bruno Krupp: novo laudo pode causar reviravolta na prisão por agressão
A ação policial
O objetivo da ação, que contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB), é desarticular uma organização criminosa suspeita de envolvimento em fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, uma medida cautelar diversa da prisão e o sequestro de valores obtidos de forma ilícita, nas cidades de Salvador (BA), Amargosa (BA) e Brasília (DF). As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A Operação Overclean foi iniciada em dezembro do ano passado para apurar um esquema bilionário de corrupção envolvendo recursos públicos destinados a municípios por meio de emendas parlamentares.
Desde a primeira fase, a PF identificou um padrão de contratos superfaturados, licitações direcionadas e uso de empresas de fachada para simular concorrência.