O levantamento mais recente do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (15/10), mostra que as gestões do prefeito Ricardo Nunes (MDB) e do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) são aprovadas pelos eleitores da cidade de São Paulo. De acordo com a pesquisa, o cenário melhorou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aumentou o índice de aprovação entre os paulistanos.
A pesquisa analisou a percepção dos moradores da capital de São Paulo sobre as administrações municipal, estadual e federal.
De acordo com o levantamento, 11,9% dos entrevistados na capital paulista consideram a gestão de Ricardo Nunes na Prefeitura como ótima e 36,2% a classificam como boa, somando 48,1% de avaliações favoráveis. Outros 25,9% avaliam como regular, enquanto 11,7% disseram que é ruim e 12,3%, péssima. Apenas 2% não souberam ou preferiram não opinar.
Leia também
-
Paraná Pesquisas: Tarcísio amplia favoritismo ao governo de São Paulo
-
Lula lidera em todos os cenários de 1º e 2º turnos, diz Genial/Quaest
-
Quaest: maioria acha que Lula não deve se candidatar e quer que Bolsonaro apoie outro nome
-
Genial/Quaest: governo Lula tem 49% de desaprovação e 48% de aprovação
Quando perguntados sobre o trabalho do prefeito, 63% dos eleitores disseram aprovar a administração de Nunes, contra 33,4% que desaprovam. Outros 3,6% não souberam responder.
Aprovação de Tarcísio de Freitas
O governador Tarcísio de Freitas também apresenta bons índices na capital paulista. De acordo com a pesquisa, 12,6% dos entrevistados consideram a gestão dele ótima e 31,4% a classificam como boa, totalizando 44,0% de avaliação positiva.
Para 29,5%, o governo é regular. Já 6,5% o consideram ruim e 17,8%, péssimo. Outros 2,2% não souberam ou não quiseram opinar.
No quesito aprovação, Tarcísio tem 61,9% entre os paulistanos, contra 34,1% que desaprovam sua gestão. Outros 4% não souberam responder.
Opinião sobre o governo Lula
O presidente Lula tem uma avaliação mais dividida na capital paulista. A pesquisa aponta que 12,6% consideram a administração ótima e 22,2% boa, o que totaliza 34,8% de avaliações positivas.
Já 25,3% avaliam como regular, 9,5% como ruim e 28,6% como péssima. Apenas 1,8% não soube ou não quis responder.
No índice de aprovação, o governo federal registra 48,8% de aprovação e 48% de desaprovação entre os entrevistados, enquanto 3,2% não souberam responder.
Em comparação com o levantamento anterior, realizado em agosto, os números mostram uma melhora significativa na percepção do governo federal: à época, 41,9% aprovavam e 55,1% desaprovavam a administração federal.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de outubro deste ano e ouviu 905 eleitores com 16 anos ou mais, na capital São Paulo. O nível de confiança divulgado é de 95%, e a margem de erro estimada é de 3.3 pontos percentuais.