MAIS

    Parte da Linha 7-Rubi opera com velocidade reduzida por furto de cabos

    Por

    Por conta de um furto de cabos elétricos, a circulação de trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato da Linha 7-Rubi opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas plataformas, desde a manhã desta segunda-feira (27/10), segundo a Companhia Metropolitana de Trens Paulistanos (CPTM). O trecho liga o interior até a região metropolitana de São Paulo.

    O problema começou um pouco antes das 11h desta manhã. Como estratégia operacional, foi acionado looping da estação Francisco Morato sentido Barra Funda e sentido Jundiaí. Passageiros que saem de Jundiaí e desejam chegar à Barra Funda devem trocar de trem na estação Francisco Morato e seguir o trajeto. O mesmo vale para o sentido contrário.

    Leia também

    A CPTM afirma que “muitas falhas, que prejudicam milhares de passageiros, ocorrem por vandalismo ou furto de cabos e outros equipamentos fundamentais para a circulação dos trens pelos 199 km de vias”. A companhia garante que tem adotado medidas para intensificar a segurança do trajeto e uma equipe de manutenção trabalha para normalizar a circulação o mais rápido possível.

    “A companhia tem adotado medidas para intensificar a segurança em sua extensão, coibindo estes tipos de crimes, como a inauguração da Central de Monitoramento da Segurança Patrimonial, a aquisição de 160 bodycams, além da parceria com a Polícia Militar (desde 2019) para atuação da Dejem em trens e estações”, relatou em nota a CPTM.

    A Linha 7-Rubi opera de Jundiaí, no interior paulista, até a estação Barra Funda, na zona oeste da capital. O trajeto proporciona transferências importantes no transporte ferroviário com a Linha 3-Vermelha do Metrô e 8-Diamante da ViaMobilidade.