A ciclista Sabrina Custódia, 44 anos, se tornou a primeira atleta brasileira a alcançar o recorde mundial da modalidade. Ela foi um dos principais destaques do país no Campeonato Mundial de Paraciclismo, que começou na última quinta-feira (16/10) no Rio de Janeiro.
Logo no início do campeonato, a atleta conquistou sua primeira medalha de ouro em Mundiais na prova de 1 km contrarrelógio da classe WC2 (competidores com deficiência físico-motora que usam bicicletas convencionais).
A vitória veio acompanhada do novo recorde mundial: 1min 20s020. Essa é a primeira vez que um ciclista brasileiro, homem ou mulher, olímpico ou paralímpico, estabelece o recorde mundial nessa modalidade.
“A hora chegou, e não foi só o título mundial, teve o recorde mundial! É muita emoção para um dia só. Treinei muito este ano, me preparei demais para chegar neste momento. Mas mesmo sabendo que estava pronta, a ficha não caiu ainda”, disse.
Quem é Sabrina Custódia
Sabrina Custódia nasceu em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Aos 18 anos, ela sofreu um acidente ao subir na laje para virar a antena de televisão. Após tomar um choque no fio de alta tensão e ficar três meses internada, Sabrina foi submetida à amputação das duas mãos, o pé direito e os dedos do pé esquerdo.
Depois da reabilitação, ela passou a praticar atletismo e permaneceu na modalidade por nove anos. Posteriormente, durante o período da pandemia, Sabrina conheceu o ciclismo por meio do atleta Adriano Matunaga, que a apoiou com equipamentos e incentivou durante treinos e competições.
Leia também
-
Mundial de Atletismo Paralímpico: Brasil fica em 1º de forma inédita
-
Prata no Mundial, Raíssa Machado mira paralimpíadas em Los Angeles
-
Brasil bate recorde e conquista ouro no Mundial de Natação Paralímpica
-
Medalhista paralímpica anuncia aposentadoria após sofrer bullying
Entre os títulos, a ciclista tem uma medalha de ouro na prova de 5.500m contrarrelógio C1-5 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, além do ouro nas provas de scratch 500 metros de perseguição individual no Campeonato Brasileiro de pista em 2022 e 2023. Ela também representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
No Campeonato Mundial de Paraciclismo 2025, além do ouro e do recorde mundial, Sabrina Custódia venceu a prata na velocidade da classe C2 e o bronze na corrida scratch de 10 km. A Seleção Brasileira ficou com sete medalhas (um ouro, cinco pratas e um bronze).
A atleta faz parte do Time São Paulo, parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) celebrou a conquista.
“Sabrina, seu espírito de luta, dedicação e vitória refletem o que mais acreditamos: que talento e vontade se somam para transformar sonhos em realidade. Obrigado por representar nosso Estado e nosso País com excelência”, escreveu.