MAIS

    Pix Automático se torna obrigatório a partir desta 2ª. Saiba tudo

    Por

    O Pix Automático, nova funcionalidade que permite ao cliente realizar pagamentos recorrentes como planos de saúde, contas de luz e água e até serviços por assinatura, se tornou obrigatório a partir desta segunda-feira (13/10).

    Lançado em junho deste ano em caráter opcional, o Pix Automático permite que o usuário autorize pagamentos periódicos para empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEIs).

    Por meio da nova ferramenta, o cliente autoriza os pagamentos uma única vez, com os débitos ocorrendo automaticamente na conta do pagador.

    Benefícios

    Embora já existam agendamentos via Pix em algumas instituições, a diferença é que, no Pix Automático, o cliente autoriza cobranças de valores variáveis de forma recorrente, algo que hoje só é possível, em geral, via débito automático.

    Outro diferencial é que não será necessário que empresas firmem convênios específicos com os bancos, o que hoje limita quem pode oferecer débito automático tradicional.

    Segundo estimativas do Banco Central (BC), criador do Pix, o débito automático deve aumentar a inclusão financeira do país, beneficiando até 60 milhões de brasileiros que não têm cartão de crédito.

    Para as empresas, por sua vez, a nova modalidade do Pix facilita a cobrança ao simplificar a adesão à cobrança automática. O débito automático exige convênios com cada um dos bancos; com o Pix Automático, basta que a empresa ou o MEI peça a adesão ao banco no qual tiver conta.

    O Pix Automático é válido apenas para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores domésticos, é feito por meio de outra modalidade, o Pix agendado recorrente – serviço que os bancos oferecem, obrigatoriamente, desde outubro do ano passado.

    Leia também

    Saiba como vai funcionar

    O que é o Pix Automático?

    O Pix Automático é uma nova modalidade criada pelo BC que permite ao usuário do Pix fazer pagamentos recorrentes de forma automática, com uma única autorização do pagador, sem a necessidade de novas ações a cada cobrança.

    Quando começa a funcionar?

    A nova modalidade do Pix está disponível em todos os bancos desde o dia 16 de junho. A partir desta segunda-feira (13/10), o serviço é obrigatório.

    O Pix Automático está disponível em qualquer banco?

    Sim. Todas as instituições financeiras que prestam o serviço de Pix para o usuário pagador (pessoas físicas ou jurídicas) terão, obrigatoriamente, de oferecer o Pix automático aos clientes.

    Entretanto, os bancos poderão decidir para quais empresas oferecerão o serviço – desde que tenham CNPJ ativo e se interessem em aderir ao Pix automático.

    Consultas e cancelamentos

    A empresa oferecerá a possibilidade de Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços. O pagador poderá autorizar o pagamento das cobranças por Pix Automático e definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não a linha de crédito.

    Nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador. O banco do pagador, então, agendará o pagamento e notificará o pagador, que poderá conferir, antes do pagamento e no aplicativo do seu banco, se está tudo certo.

    No dia do pagamento, o banco do pagador efetivará o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas no momento da autorização.

    Após o usuário autorizar o Pix Automático, ele ainda poderá consultar e cancelar as autorizações e os débitos agendados. Ainda será possível escolher receber ou não as notificações dos pagamentos, além de checar o histórico de todas as autorizações e gerenciar o limite das transações.

    Agendamento do Pix Automático

    É preciso que o usuário verifique se a empresa que recebe pelo serviço aceita essa modalidade de pagamento. Caso aceite, ela poderá oferecer o Pix Automático de cinco formas diferentes:

    1. Notificação no celular: depois de o usuário escolher fazer o pagamento pelo Pix Automático, a empresa envia a proposta. No aplicativo do banco, o cliente recebe a notificação para confirmar a autorização. Na sequência, deve conferir se as informações estão corretas e confirmar.
    2. Site da empresa recebedora: o site da empresa que oferece o serviço disponibiliza a opção de pagar pelo Pix Automático. Então, o usuário escolhe o banco de sua preferência e confere os dados de pagamento. Por fim, ele será direcionado automaticamente para o aplicativo de sua conta bancária para confirmar a autorização.
    3. QR Code ou Pix Copia e Cola: a empresa apresenta o QR Code ou Pix Copia e Cola. No aplicativo da sua conta bancária, o usuário faz a leitura do QR Code ou cola o código copiado. Por fim, basta conferir as informações e confirmar a autorização.
    4.  QR Code de pagamento imediato e Pix automático: a empresa apresenta o QR Code com pagamento imediato e com o Pix automático. No aplicativo de sua conta bancária, o usuário faz a leitura do código e pode, simultaneamente, pagar a primeira cobrança e confirmar a autorização para os próximos pagamentos.
    5. Pagamento das faturas: a empresa envia a fatura do mês associada à proposta de adesão ao Pix Automático. No aplicativo de sua conta bancária, o usuário paga a conta por meio do QR Code da fatura.Na sequência, ele recebe a proposta de Pix Automático para as próximas faturas, confere as informações e confirma.

    Sem limites

    Não há nenhum limite de agendamento. Caberá ao usuário decidir quantas recorrências do débito automático irá autorizar em sua conta.

    No caso do valor de pagamento, o consumidor poderá definir um teto máximo para cada cobrança no Pix Automático, de modo que sejam vetados débitos de valor superior ao estipulado.

    Pix Automático x débito automático

    O débito automático só pode ser efetuado em bancos que a empresa prestadora do serviço possui conta e convênio para fazer esse tipo de cobrança. O Pix Automático poderá ser feito em qualquer instituição financeira em que o usuário tiver conta, mesmo que não seja o mesmo banco utilizado pela empresa.

    Outra vantagem é que o Pix Automático poderá ser feito em qualquer dia da semana e pode ser cancelado de forma mais fácil, pelo próprio aplicativo do banco.