A plataforma Ceará Transparente, principal canal de acesso às informações públicas do governo do estado, alcançou a marca de 1 milhão de visualizações de páginas apenas no mês de setembro. Esse dado reforça o crescimento contínuo do uso da ferramenta por parte da população.
Em 2025, já são mais de 1,7 milhão de acessos e quase 10 milhões de páginas visualizadas, fatores que indicam o fortalecimento do interesse da sociedade por dados abertos e mecanismos de controle social.
Em 2024, a plataforma registrou 2,1 milhões de acessos, número 3% superior ao total de 2023.
Entre as consultas mais recorrentes estão temas como:
- informações sobre servidores públicos;
- contratos, convênios e despesas por nota de empenho;
- dados sobre terceirizados e obras de edificações;
- painéis com indicadores estatísticos;
- receitas e despesas do Poder Executivo; e
- transferências a consórcios públicos.
Além disso, de acordo com o Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), o Ceará se consolidou como o estado mais transparente no Nordeste e o 4º no Brasil.
Por dois anos consecutivos, recebeu o Selo Diamante — concedido a instituições que atingem altos níveis de transparência — e alcançou 96,69% do Índice de Transparência do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
De acordo com Kássyo Modesto, coordenador de Transparência e Proteção de Dados da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, houve crescimento do interesse da população em relação à execução de políticas públicas e aos gastos do governo.
”O recorde de acesso nos mostra que estamos no caminho certo para atrair cada vez mais a atenção dos cidadãos e conseguir que tenham uma efetiva participação social. Dessa forma, aumentando o número de acessos, mais pessoas se apropriarão das informações do governo do estado e poderão contribuir cada vez mais com a execução das políticas públicas.”
Kássyo Modesto, coordenador de Transparência e Proteção de Dados da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará
Segundo ele, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE/CE) e os órgãos de controle realizam campanhas constantes de conscientização e divulgação sobre as plataformas de transparência e a importância da participação social.
Medidas facilitam o acesso de todos
Como forma de promover melhorias contínuas no Ceará, um dos principais avanços foi implantar linguagem simples nas páginas de consulta às despesas do Poder Executivo, às receitas estaduais e às transferências não obrigatórias aos municípios.
“Essa iniciativa facilita o entendimento das informações por todos os públicos, em especial daqueles que, historicamente, encontram barreiras na linguagem técnica da administração pública”, explica.
Outro avanço importante foi a ampliação da oferta de dados abertos na plataforma, medida que reforça o compromisso com a transparência ativa e amplia as possibilidades de uso da informação pública.
A iniciativa beneficia diversos públicos — como pesquisadores, jornalistas, desenvolvedores e cidadãos — ao facilitar o acesso a dados estruturados, reutilizáveis e atualizados, promovendo maior engajamento com a gestão pública.
A plataforma também incorporou novas consultas voltadas ao controle social, ampliando o acesso a informações estratégicas, como dados sobre trabalhadores terceirizados, incentivos concedidos a projetos culturais e ações de fomento ao esporte.
O objetivo da ação é facilitar o acompanhamento das políticas públicas e fortalecer a atuação cidadã na fiscalização de gastos e decisões governamentais.
Outro destaque foi a criação do Quiz CT, um jogo interativo que utiliza elementos de gamificação para estimular, de forma lúdica e acessível, o aprendizado sobre cidadania, gestão pública e direito de acesso à informação. A iniciativa visa engajar diferentes públicos e tornar os temas da transparência mais próximos da realidade dos cidadãos.

