O Governo de São Paulo autorizou a abertura do edital para o concurso de 200 vagas para aluno oficial da Polícia Militar, com início previsto para janeiro de 2027. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
Para participar do concurso, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos, estar em dia com os certificados eleitorais e militares e atender aos critérios de altura mínima: 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. A remuneração inicial para o cargo é de R$ 4.833,27.
Serão 80 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada uma, nas áreas de ciências humanas e tecnologia, história, filosofia, sociologia, geografia, linguagens e códigos, língua portuguesa e inglesa ou espanhola, matemática e ciências da natureza, física, química, biologia, conhecimentos específicos, noções de administração pública e de informática.
Após todas as fases concluídas, os aprovados devem iniciar no próximo ano a graduação e bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, localizada na zona norte de São Paulo, e serão avaliados por meio de provas físicas e teóricas. A duração do curso é de quatro anos.
Leia também
-
Vídeo: PM de SP puxa cabelos de mulher e a joga no chão em comércio no Brás
-
Justiça mantém liberdade de PM que matou inocente saindo do trabalho
-
Fuvest antecipa cronograma e divulga locais de prova nesta 5ª (23/10)
-
Polícia prende homem suspeito de matar 2 e atear fogo em clínica em SP
O processo de seleção é composto por cinco fases, que envolvem, além do exame de conhecimentos, exame psicológico, de aptidão física, avaliação de conduta social, da reputação e da idoneidade e análise de documentos.
