Na manhã desta quarta-feira (22/10), policiais civis da Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) deflagraram uma operação para fiscalizar um asilo clandestino localizado no Catumbi, na região central do Rio de Janeiro (RJ). No local, foram resgatados três idosos amarrados, em ambiente insalubre.
Durante a ação, foi constatado que os cômodos dos locais estavam sujos, as paredes descascadas e havia materiais de higiene expostos. Apenas três pessoas atuavam como cuidadoras e, além do ambiente insalubre, os policiais civis encontraram alimentos mal armazenados.
Leia também
-
“Batia no bumbum”: mãe relata traumas da filha agredida por professora
-
Esquema refinado: traficante enviava drogas por serviço postal
-
MC Poze sobre devolução de seu carro após roubo: “Me acho fenomenal”
-
Cemitério do CV: corpos eram lançados em poço de 30 metros
De acordo com os investigadores, o asilo foi interditado no ano passado e não poderia estar funcionando. Além dos três idosos encontrados amarrados, outros 18 foram resgatados.
Os responsáveis, que não estavam presentes, foram identificados e serão investigados por exercício irregular de atividade e exposição a risco da saúde de pessoas idosas, podendo a investigação encontrar outras infrações.
A ação é parte do “Dia D” da “Operação Virtude”, uma iniciativa nacional de combate à violência contra idosos, que ocorre ao longo do mês de outubro. No Rio de Janeiro, as ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com atuação da Polícia Civil por meio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Deapti.
A Vigilância Sanitária e a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável apoiaram a operação.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Uma operação foi deflagrada nesta quarta (22)
Material cedido ao Metrópoles
2 de 3
Ao todo, 21 idosos foram resgatados
Material cedido ao Metrópoles
3 de 3
O local já havia sido interditado no ano passado
Material cedido ao Metrópoles
