O lançamento do álbum The Life of a Showgirl, da cantora Taylor Swift, trouxe à tona uma inesperada conexão entre os clássicos da arte e da literatura com a cultura pop. No último mês, houve um aumento recorde de visitas ao Museu Wiesbaden, na Alemanha, onde a pintura Ophelia, de Friedrich Heyser, que inspirou a capa e a trilha sonora do álbum, está exposta. A repercussão do álbum foi tão significativa, que o museu organizou uma visita temática intitulada Taylor Swift’s Ophelia at the Wiesbaden Museum (A Ophelia de Taylor Swift no Museu Wiesbaden), marcada para 2 de novembro.
Vem saber mais!
Fate of Ophelia – Shakespeare x Taylor Swift
A trilha sonora de Taylor é uma reinterpretação da história de Ophelia, personagem trágica da obra Hamlet, de William Shakespeare. Na obra original, Ophelia simboliza a luta feminina em um universo masculino, em que mulheres são reduzidas ao papel de servir e, sem voz, podem se afogar no desespero da opressão.
Taylor, no entanto, ressignifica Hamlet. Em sua narrativa, Ophelia não morre; ao contrário, é salva por um grande amor — no mais puro estilo princesa da Disney — invertendo o destino trágico que Shakespeare nos apresenta.
Efeito Taylor
A dissonância da musica de Taylor com a verdadeira simbologia feminista de Hamlet não foi suficiente para decepcionar os fãs da artista, que atravessaram o oceano em busca de Ophelia. Retratada parcialmente submersa em água, como a personagem de Hamlet, são as cores e os cristais no figurino de Taylor que resgatam a luminosidade da obra original de Heyser.
Curiosos sobre a obra original vêm, aos montes, se deslocando até o museu Wiesbaden, na capital da Alemanha, para ver de perto a pintura Ophelia, de Friedrich Heyser. A obra, que inspirou a capa do álbum, recebeu mais de 500 visitantes apenas no último final de semana.
Iniciativa Fashion
Para celebrar e encorajar o movimento causado pela cantora, o museu organizou um tour gratuito voltado a quem for em busca de Ophelia. A iniciativa oferece entrada franca para aqueles que comparecerem no dia vestidos como a cantora ou como Ophelia. A data da tour no museu ficou marcada para o dia 2 de novembro e, no site oficial do centro cultural, as entradas já estão esgotadas.
Confira abaixo o clipe do vídeo The Fate of Ophelia, inspirado na peça de Shakespeare: