MAIS

    Pós-Gaza: Zelensky se reúne com Trump nesta 6ª por paz na Ucrânia

    Por

    O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky chegará a Washington nesta sexta-feira (17/10) para uma reunião com o líder norte-americano, Donald Trump. Ao Metrópoles, a embaixada da Ucrânia nos Estados Unidos confirmou que, a convite de Trump, as lideranças se encontrarão para discutir o fortalecimento da defesa aérea ucraniana e sanções adicionais à Rússia, assim como preparar um cenário de fim à guerra após a paz em Gaza.

    “O presidente Volodymyr Zelenskyy chegará à capital dos EUA a convite oficial do presidente dos Estados Unidos para uma reunião de alto nível na sexta-feira. Os principais tópicos da visita incluem o fortalecimento da defesa aérea da Ucrânia, o aumento da resiliência do nosso setor energético, a expansão das capacidades de longo alcance e a exploração de sanções adicionais à Rússia”, comunicou, em nota, a embaixadora da Ucrânia nos EUA, Olga Stefanishyna.

    A embaixada ainda informou que, nesta semana, as delegações ucranianas intensificaram o trabalho para maximizar os impactos da reunião com Trump. Zelensky pretende expôr os avanços da Ucrânia no que diz respeito a serviços militares, financiamento e esforços para mitigar as ofensivas russas à infraestrutura energética do país. O desejo de Kiev é mobilizar o envolvimento dos EUA na aquisição de gás, para proteger seus recursos naturais.

    Leia também

    A cúpula entre Zelensky e Trump ocorre após o acordo de paz na Faixa de Gaza, com a assinatura dos EUA e de outros países do Oriente Médio que intermediavam um cessar-fogo na região. A embaixada enxerga um momento oportuno para preparar um cenário de “fim à guerra”, uma vez que o potencial de uma onda política global pode pressionar Putin para um cessar-fogo.

    “Momentos após a implementação bem-sucedida de um plano de paz para Gaza, materializado pela liderança e determinação excepcionais do 47º presidente dos EUA, não estamos desacelerando. Em vez disso, estamos preparando um cenário que revelará o potencial de uma onda política global para pôr fim à guerra, conforme delineado pelos presidentes — por meio da força”, informou a embaixada.

    4º encontro de Trump e Zelensky

    O chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, chega dias antes a Washinton para preparar o contexto para as discussões sobre o fim da guerra. Este será o 4º encontro de Trump com Zelensky para debater sobre relações bilaterais, sanções e, principalmente, segurança sobre os territórios ucranianos.

    No que diz respeito aos recursos militares, a Ucrânia e os EUA têm negociado o fornecimento de mísseis Tomahawk  (arma nuclear subsônica de longa dimensão) como parte da Lista de Requisitos Priorizados da Ucrânia (Purl, na sigla em inglês).  Kiev avalia que o armamento forçaria Puin “a sentar na mesa de negociações”.

    “Um dos destaques desta semana serão os anúncios antecipados sobre novas entregas de armas à Ucrânia no âmbito da iniciativa Purl. O mecanismo Purl, estabelecido sob a liderança dos EUA e com forte envolvimento da Otan, já provou ser um modelo eficaz e orientado a resultados. Saudamos esse apoio crescente e o consideramos vital para garantir linhas de suprimento contínuas para nossa defesa”, informou a embaixada.