MAIS

    Programa Antes que Aconteça firma parceria com Coca-Cola em coquetel

    Por

    Na noite dessa quarta-feira (29/10), a senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) formalizou uma parceria com a Coca‑Cola e a Solar Coca‑Cola por meio da assinatura de um protocolo de intenções para integrar as empresas ao programa Antes que Aconteça — iniciativa nacional de prevenção e combate à violência contra a mulher. A cerimônia foi realizada no escritório da multinacional, no Lago Sul.

    Leia também

    A noite de celebração e, sobretudo, de reflexão teve com autoridades comprometidas com a pauta para acompanhar o momento como testemunhas dos avanços do programa, entre elas o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP); o ministro do TST Lelio Bentes; a ministra do TSE Luciana Lossio; e o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP – PB).

    Programa Antes que Aconteça se une à Coca-Cola para ampliar o alcance da informação

    Durante o coquetel, os convidados puderam conhecer de perto como será realizada a ação conjunta. Com o objetivo de ampliar o alcance de informações sobre o enfrentamento à violência doméstica, a empresa de bebidas passará a estampar em seus caminhões, motos e carros mensagens educativas sobre onde e como denunciar casos de agressão. Os veículos também trarão um QR Code com acesso direto aos canais oficiais do programa idealizado pela senadora.

    Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) apresenta frota de veículos da Coca-Cola em parceria com o programa Antes que Aconteça

    Criado em 2023, enquanto Daniella presidia a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, o programa surgiu após a constatação de que apenas 0,01% do orçamento federal era destinado às políticas públicas voltadas às mulheres — incluindo o combate à violência contra a mulher.

    Durante a solenidade, a parlamentar salientou que o cenário alarmante a motivou a agir de forma estruturada, propondo uma iniciativa que vai além de ações pontuais, apoiando as vítimas em diversas frentes: saúde, educação, segurança pública, empreendedorismo, tecnologia e inovação.

    Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Daniella contou que a causa também é pessoal. “Eu tive uma experiência como vítima de um relacionamento abusivo em 2017. A violência não escolhe classe, cor ou condição social. Mesmo com rede de apoio e recursos, vivi um ciclo de violência. Isso precisa acabar”, afirmou.

    De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 26 mulheres sofrem agressão física a cada hora no Brasil — e uma é assassinada a cada seis horas.

    Empresas somam forças à causa

    Durante o momento de discursos, o vice-presidente de Assuntos Públicos da Coca-Cola na América Latina, Gustavo Biscassi, aproveitou para divulgar mais uma novidade em prol do combate à violência contra mulheres. “Além das frotas, firmamos também a integração do programa Coca-Cola Dá um Gás junto ao Antes que Aconteça, buscando capacitar as mulheres em situação de violência a empreender e buscar autonomia financeira”, garantiu Gustavo Biscassi.

    Presidente do Senado Davi Alcolumbre (União-AP) assina protocolo de intenção do programa Antes que Aconteça

    O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), falou aos presentes sobre a relevância da iniciativa privada na consolidação do programa. “Quando vemos a sociedade civil e as empresas de mãos dadas com o Estado, sabemos que vai dar certo. Essa parceria com a Coca-Cola vai inspirar outras empresas a aderirem à causa. Sob a liderança da senadora Daniella Ribeiro, este será o maior programa de proteção às mulheres brasileiras”, afirmou.

    O combate à violência é um compromisso de todos

    A participação masculina no combate à violência de gênero também foi um aspecto amplamente comentado no coquetel. “É uma causa que precisa de todos. Não é uma pauta partidária, é sobre salvar vidas”, destacou.

    Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB)

    Mais que a parceria com a Coca‑Cola, a senadora anunciou outros avanços do programa. Entre as novidades, está o desenvolvimento de um smartwatch capaz de alertar quando um agressor rompe a medida protetiva e se aproxima da vítima.

    “Inauguramos a primeira Sala Lilás do programa, que tem como objetivo acolher as mulheres vítimas de violência doméstica, em João Pessoa. Vamos lançar a segunda sala em Campina Grande, na Paraíba, o estado-piloto do projeto. Ao todo, o objetivo é implementar 52 instalações, e casas de passagem para acolher mulheres e seus filhos e pontos de apoio em munícios que não têm delegacia da mulher. Também estamos encaminhando a criação da primeira sala de apoio no Senado Federal”, revelou.

    Confira quem esteve presente no coquetel, pelo olhar de Matt Ferreira:

    André Freitas; senadora Daniella Ribeiro (PP-PB); presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); Gustavo Bicassi;  e Eduardo Dias
    Ministro do TST Lelio Bentes; Secretária de Turismo da, Paraíba Rosália Lucas; Nadja Oliveira e a ministra do TSE Luciana Lossio
    Deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP-PB) e Priscila Carazzatto
    Promotora de Justiça Deluse Amaral e procurador Silvio Amorim
    Aturoridades presentes na assinatura do termo do protocolo de intenções no enfrentamento à violência contra a mulher
    Renata Oliveira e a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann
    Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) e Stela Guerra
    Gustavo Biscassi
    Mariah Sampaio, Alexandre Horta, Claudia Lyra e Heleno Torres
    Guilherme Costa e Gabriela Amorim
    Priscila Carazzatto e Luciana Machado
    Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB); Taciana Medeiros; Henriete Bernabe; e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)
    André Rocha e Rosana Rocha
    Bárbara Izabela Costa, Renata Oliveira, Tatiana Clementino e Vanessa Pimenta
    André Freitas e Daniella Ribeiro
    Matheus Neri e Antônio Alfonso
    Regina Cavalcante, Angela Quinto, Tatiana Clementino, Stela Guerra, Clara Mendes e Bárbara Izabela Costa
    Henriete Bernabe e Deisiane Melegario
    Eduardo Dias e André Freitas
    Jacqueline Santos, Rosana Diniz e Andressa Naves
    Fabio Acerbi, Mariah Sampaio, Alexandre Horta e Caroline Da Luz
    Valério Pedroso e Helber Vieira
    Angela Quinto, Stella Guerra e Fernanda Toscano
    Gabriel Lepletier, Eduardo Dias, Bruno Calil e Felipe Reis
    Fernanda Azevedo

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.