MAIS

    Programa Cartão Gás beneficia mais de 100 mil no DF. Veja como aderir

    Por

    Apesar do risco do programa Gás do Povo, do governo federal, sofrer boicote no Distrito Federal, o Executivo local conta com o Cartão Gás de Cozinha. O benefício concede R$ 100 a cada dois meses para a compra do botijão de gás de cozinha.

    Revendedoras do DF ameaçam não participar do programa do governo federal devido ao preço instituído para a compra dos itens — R$ 95,52.

    Leia também

    O Cartão Gás de Cozinha foi instituído pelo GDF em 2021 e transformado em política permanente em 2022. Atualmente, 100 mil beneficiários.

    A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) é responsável pela seleção e concessão dos beneficiários, e do credenciamento das empresas interessadas em participar do programa.

    Para se qualificar como beneficiário, é necessário atender aos seguintes critérios:

    • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
    • Possuir renda familiar per capita de até meio salário mínimo;
    • Ter declarado comprometimento de renda com aquisição de gás liquefeito de petróleo (GLP) no respectivo registro do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
    • Residir no Distrito Federal;
    •  Não se encontrar em situação de rua ou acolhimento institucional coletivo;
    • O responsável familiar possuir idade igual ou superior a dezesseis anos.

    A concessão do Programa Cartão Gás é feita de forma automática, de acordo com os dados declarados pela família no Cadastro Único. Não é preciso solicitar o benefício. Para concorrer, basta que a família esteja inscrita no Cadastro Único do DF e atenda aos demais critérios.

    Para saber se foi selecionado, o cidadão deve entrar no site do GDF Social e inserir o CPF e data de nascimento do responsável familiar do Cadastro Único.

    Caso a família seja selecionada, o cartão será emitido e enviado para uma agência do Banco de Brasília (BRB), preferencialmente na região onde a família declarou que reside no Cadastro Único.