MAIS

    Qual óleo essencial usar em casa para afastar estresse e más energias

    Por

    Em meio à correria do dia a dia, encontrar um canto de paz dentro de casa deixou de ser luxo, virou necessidade. A aromaterapeuta, naturóloga e especialista em neurociência Daiana Petry afirma que os aromas naturais são capazes de “Modificar o campo emocional quase instantaneamente”. “Eles conversam com o cérebro límbico, que é a parte responsável pelas emoções, memórias e sensação de segurança”, explica.

    Leia também

    Com base nessa visão, ela compartilhou cinco formas simples e eficazes de usar óleos essenciais para dar ao lar uma atmosfera mais acolhedora — um convite ao alívio, à presença e ao bem-estar.

    Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

    1. Porta de entrada: boas-vindas com difusor

    Logo ao abrir a casa, dá para preparar o olfato e o humor. Daiana recomenda usar um difusor elétrico com 3 gotas de tangerina + 2 gotas de louro. Essa combinação trabalha alegria, leveza e vitalidade — ideal para renovar o ar logo ao começar o dia.

    A mistura no difusor na entrada de casa desperta alegria, leveza e vitalidade — perfeita para renovar o ar e as energias do ambiente

    2. Quarto: aconchego com aromas de base amadeirada

    Para o ambiente em que repousamos, ela sugere aromas como cedro-atlas, patchouli ou sândalo. “Eles criam uma sensação de abraço, de casa segura”, afirma. A aplicação pode ser simples: 3 gotas do óleo desejado em difusor elétrico ou numa bolinha de algodão/papel ao lado da cabeceira da cama.

    Aromas como cedro atlas, patchouli e sândalo transmitem calma, estabilidade e conforto

    3. Roupas e cortinas: spray natural

    Uma maneira rápida de perfumar e harmonizar quem e o que nos cerca: em 100 ml de álcool de cereais misturar 30 gotas de lavanda. “É um truque simples que cria sensação de casa limpa e viva, sem precisar de produtos sintéticos”, orienta Daiana. Pode borrifar sobre tecidos leves ou no ar próximo das janelas.

    foto colorida de roupas cheirosas Borrifar uma mistura natural sobre tecidos é uma forma rápida de perfumar e harmonizar os cômodos

    4. Banho: o vapor a favor do aroma

    O momento do banho pode se transformar em um ritual aromático que acalma corpo e mente. Ela sugere: 100 ml de álcool de cereais + 20 gotas de petitgrain + 20 gotas de louro. Borrife 2 a 3 vezes nas paredes do box ou no ar, especialmente onde o vapor se concentra. “Em poucos minutos, o banheiro se transforma em um spa natural, abrindo as vias respiratórias e limpando também a mente”, diz.

    foto colorida box banheiroO vapor do banho ajuda a difundir o aroma dos óleos essenciais, criando um banho aromático

    5. Sala: espaço para relaxar

    No ambiente de convivência, a proposta é desacelerar. Daiana indica óleos com ação calmante — lavanda, camomila-romana e gerânio. “Eles ajudam o corpo a desacelerar e sinalizam ao cérebro que é hora de relaxar. São perfeitos após um dia intenso”, afirma. O uso no difusor ou mesmo num spray leve já faz diferença.

    O óleo essencial de alecrim também tem efeito positivo quando o assunto é turbinar a concentração e a memória

    Para Daiana Petry, o grande segredo está em reconectar nossos sentidos com a natureza dentro de casa: “Quando o lar exala aromas puros, o corpo respira alívio e o coração encontra abrigo. A casa se torna um espelho do nosso equilíbrio interior.”

    Se você busca mais do que estética — quer atmosfera, presença, morada — essas cinco dicas podem guiar sua casa para um lugar que acolhe quem entra tanto quanto quem vive ali.