Conhecido por seu sabor picante e propriedades anti-inflamatórias, o gengibre vem ganhando destaque também por seu papel na melhora da circulação sanguínea. Estudos recentes apontam que o consumo regular da raiz pode ajudar a dilatar os vasos, facilitar o fluxo de sangue e até reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
Leia também
-
Cúrcuma com gengibre: combinação potencializa ação anti-inflamatória
-
Suco de cenoura com gengibre: saiba benefícios e como preparar bebida
-
Água com gengibre: bebida acelera a queima de gordura; veja como tomar
Rico em compostos bioativos como a gingerol e o zingerone, o gengibre atua como um vasodilatador natural. Isso significa que ele ajuda os vasos sanguíneos a se expandirem, melhorando o transporte de oxigênio e nutrientes para os tecidos — um efeito benéfico tanto para a saúde do coração quanto para a performance física.
Além disso, o gengibre apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória, que contribui para a proteção das paredes dos vasos e reduz o acúmulo de placas de gordura, um dos principais fatores de risco para problemas como hipertensão e aterosclerose.



O chá de gengibre com limão auxilia o corpo a combater os sintomas leves de gripe e a se recuperar mais rapidamente
Monica Bertolazzi/Getty Images
Westend61/ Getty Images
O suco de abacaxi com gengibre melhora a digestão
Getty Images
O chá verde possui ação termogênica que é potencializada graças às propriedades digestivas do gengibre. A bebida pode ser tomada quente ou gelada
Getty Images
Bebidas ricas em nutrientes, especialmente vitamina C, aumentam a imunidade
Getty Images
O gengibre diminui a vontade de nicotina, por revelar um gosto menos satisfatório quando consumido antes de fumar
Getty Images
Porém, o gengibre deve ser visto como parte de um estilo de vida saudável e não como tratamento isolado. Uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e boas fontes de gordura, somada à prática regular de exercícios, potencializa seus efeitos positivos.
Como consumir esta raiz?
O gengibre pode ser consumido em chás, sucos, shots, preparações culinárias e até em forma de cápsulas. Mas, para quem usa medicamentos anticoagulantes, o ideal é buscar orientação médica antes de aumentar o consumo, já que a raiz pode potencializar o efeito desses remédios.
Simples, versátil e potente, o gengibre se consolida como um superalimento que cuida do corpo de dentro para fora — e o coração, sem dúvida, agradece.
(*) Juliana Andrade é nutricionista formada pela UnB e pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional. Escreve sobre alimentação, saúde e estilo de vida





