Relator da PEC da Segurança Pública na Câmara, o deputado Mendonça Filho (União-PE) criticou a fala do presidente Lula de que traficantes de drogas também são “vítimas” dos usuários.
À coluna, Mendonça classificou a declaração de Lula como um “desastre completo” e afirmou não ser admissível que um chefe de Estado minimize o papel pernicioso que o traficante exerce na sociedade.



O presidente Lula
Reprodução/CanalGov
O presidente Lula
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula
Ricardo Stuckert/PR
“Imagina você ter um presidente que minimiza o papel do traficante, que aumenta o número de pessoas que viram dependentes, que matam, muitas vezes intimidam. É um desastre total”, disse o deputado.
O parlamentar avaliou que a postura do governo não atrapalha o andamento da PEC da Segurança, mas pode prejudicar a articulação política do Planalto de modo geral, diante da insatisfação popular.
“Qualquer postura do governo que gere insatisfação popular e reação política, naturalmente, não ajuda no propósito de harmonização”, declarou.
Leia também
-
O temor de empresários com a fala de Lula sobre traficantes
-
“Maduro não é Bin Laden”, diz assessor de Lula sobre ameaças dos EUA
-
O alerta de Motta a Lula durante jantar no Alvorada
-
PL recua de trégua e avisa Motta que retomará pressão por anistia
A fala de Lula
A declaração polêmica foi dada por Lula ao ser questionado por jornalistas, ainda na Indonésia, sobre as ações do governo Trump contra o tráfico internacional de drogas na Venezuela.
“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, afirmou o presidente brasileiro, pouco antes de embarcar da Indonésia para Malásia.
Lula se retrata
Após a repercussão negativa, o presidente foi às redes sociais se retratar. O petista afirmou que sua frase foi “mal colocada” e que o que importa são as ações do governo de combate ao crime.
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula.


