O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PR) se filiou nesta quarta-feira (29/10) ao partido do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), o Republicanos. A filiação ocorreu na sede do partido, em Brasília (DF).
O evento teve a participação do presidente da sigla, o deputado Marcos Pereira (SP). O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, era esperado, mas não compareceu.
No Congresso, Lupion lidera a bancada do agro, uma das mais poderosas do Legislativo, que conta com 353 integrantes, entre deputados e senadores. Com sua chegada a nova legenda, o Republicanos passa a ter 45 deputados, sendo o quinto maior partido da Câmara.
No ato de filiação, Lupion disse que “mudar de camisa [em relação a mudança de partido] sempre deixa a gente inseguro, mas tenho certeza que estamos fazendo a coisa certa”.
Leia também
- 
Motta: “Votaremos PEC da Segurança imediatamente após sair da comissão”
 
- 
Motta se pronuncia sobre megaoperação no RJ que deixou 64 mortos
 
- 
Após federação, União e PP perdem dois deputados do PR na mesma semana
 
De olho em concorrer ao Senado em 2026, o deputado deixou o Progressistas (PP). A saída foi acertada com o presidente do partido, o senador Ciro Nogueira (PP-PI), a fim de ampliar a base do Centrão no Congresso.
“Nós conversamos muito, articulamos muito […]. Ao Progressistas o que eu tenho é gratidão”, disse Lupion.
Um dos motivos da troca foi a possibilidade de maior influência política em seu estado. O deputado vai presidir o Republicanos no Paraná.

