Depois de meses de tensão, o chanceler do Brasil, Mauro Vieira, foi recebido pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, para discussões sobre tarifas e sanções norte-americanas. A Casa Branca é a sede do encontro, que começou por volta das 14h (15h pelo horário de Brasília) desta quinta-feira (16/10).
Este foi o primeiro encontro — e um dos raros contatos — entre Vieira e Rubio desde o início do ano, quando Donald Trump assumiu a presidência norte-americana pela segunda vez.
Leia também
-
Rubio recebe Mauro Vieira nesta 5ª para debater tarifaço e sanções
-
As expectativas para a reunião de Mauro Vieira e Marco Rubio
-
Mauro Vieira chega aos EUA na expectativa de se reunir com Marco Rubio
-
Após ligação de Trump, Rubio conversa com Mauro Vieira, revela Lula
A conversa aconteceu após um encontro inesperado entre os presidente do Brasil e EUA na 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York no fim de setembro. Na época, Lula e Trump se encontraram nos bastidores da reunião internacional, e mantiveram um rápido diálogo — o suficiente para o líder norte-americano ter sentido uma “química excelente” em relação ao seu homólogo brasileiro.
Desde então, a temperatura da recente tensão entre Brasília e Washington esfriou. Com isso, o ministro das Relações Exteriores do Brasil foi escalada para dar início ao diálogo com o governo dos EUA.
Segundo interlocutores do governo federal, o principal objetivo da viagem de Vieira aos EUA foi definir formas de tratar a tarifa norte-americana de 50%, ainda válida para importantes exportações brasileiras como carne e café.