MAIS

    Saiba quando reajuste dos policiais do DF deve chegar no Congresso

    Por

    O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) se comprometeu a encaminhar ao Congresso Nacional, até a próxima semana, o projeto que trata do reajuste das forças de segurança do Distrito Federal, segundo parlamentares.

    De acordo com deputados e senadores do DF, a União garantiu que cumprirá o prazo acordado. Segundo a senadora Leila Barros (PDT-DF), a ministra do MGI, Esther Dweck, garantiu que o PL será enviado.

    “Ontem eu tive a oportunidade de falar com a ministra Esther e ela me garantiu que a apresentação do PL de urgência está em cima do prazo que foi acordado, que era até o final de outubro. E a ministra me garantiu que até sexta-feira (31/10), ou mais tardar no início da próxima semana, esse PL chega no Congresso Nacional para apreciação”, disse, nas redes sociais.

    Leia também

    Na sessão conjunta do Congresso Nacional desta quinta-feira (30/10), o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) reforçou que há promessa da União sobre o encaminhamento do PL.

    “Fica aqui também nosso pedido antecipado. O governo fez o compromisso de encaminhar até a próxima semana o projeto de reajuste das nossas forças de segurança. A gente espere que chegando aqui, na próxima sessão do Congresso Nacional, vossa excelência [Davi Alcolumbre] possa pautar esse importante processo de reajuste salarial e reconhecimento a todo o trabalho de segurança do DF”, disse Prudente ao presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP).

    Veja salários de policiais e bombeiros militares do DF após reajuste

    Acordo

    • O acordo aprovado pelas categorias e pela União prevê reajuste que varia entre 19,60% e 28,40%, considerando o valor final acumulado.
    • A recomposição salarial, que ainda depende de aprovação no Congresso Nacional, deve ser paga em duas parcelas: uma em dezembro de 2025 e outra em janeiro 2026.

    Nomeações

    Nesta quinta, o Congresso aprovou o projeto de lei que abre espaço no orçamento federal para a nomeação de 2 mil policiais do Distrito Federal.

    As nomeações foram incluídas no Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2025, que autoriza abertura de crédito total de R$ 2,1 bilhões em favor da Presidência da República, do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

    4 imagensViaturas das forças de segurança do DF em solenidade na Praça do BuritiPoliciais civis do DF na porta do Congresso mobilizados por reajuste da categoriaA PMDF começou os estudos para o uso de câmeras nos coletes dos policiaisFechar modal.1 de 4

    Aprovados no concurso tiraram foto com Davi Alcolumbre após aprovação do projeto

    Material cedido ao Metrópoles2 de 4

    Viaturas das forças de segurança do DF em solenidade na Praça do Buriti

    Matheus Veloso/Metrópoles3 de 4

    Policiais civis do DF na porta do Congresso mobilizados por reajuste da categoria

    Vinícius Schmidt/Metrópoles4 de 4

    A PMDF começou os estudos para o uso de câmeras nos coletes dos policiais

    Hugo Barreto/Metrópoles