O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) se comprometeu a encaminhar ao Congresso Nacional, até a próxima semana, o projeto que trata do reajuste das forças de segurança do Distrito Federal, segundo parlamentares.
De acordo com deputados e senadores do DF, a União garantiu que cumprirá o prazo acordado. Segundo a senadora Leila Barros (PDT-DF), a ministra do MGI, Esther Dweck, garantiu que o PL será enviado.
“Ontem eu tive a oportunidade de falar com a ministra Esther e ela me garantiu que a apresentação do PL de urgência está em cima do prazo que foi acordado, que era até o final de outubro. E a ministra me garantiu que até sexta-feira (31/10), ou mais tardar no início da próxima semana, esse PL chega no Congresso Nacional para apreciação”, disse, nas redes sociais.
Leia também
- 
Ibaneis enviará à União proposta de reajuste para policiais penais
 
- 
Veja salários de policiais e bombeiros militares do DF após reajuste
 
Na sessão conjunta do Congresso Nacional desta quinta-feira (30/10), o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) reforçou que há promessa da União sobre o encaminhamento do PL.
“Fica aqui também nosso pedido antecipado. O governo fez o compromisso de encaminhar até a próxima semana o projeto de reajuste das nossas forças de segurança. A gente espere que chegando aqui, na próxima sessão do Congresso Nacional, vossa excelência [Davi Alcolumbre] possa pautar esse importante processo de reajuste salarial e reconhecimento a todo o trabalho de segurança do DF”, disse Prudente ao presidente do Congresso, o senador Davi Alcolumbre (UB-AP).
Veja salários de policiais e bombeiros militares do DF após reajuste
Acordo
- O acordo aprovado pelas categorias e pela União prevê reajuste que varia entre 19,60% e 28,40%, considerando o valor final acumulado.
- A recomposição salarial, que ainda depende de aprovação no Congresso Nacional, deve ser paga em duas parcelas: uma em dezembro de 2025 e outra em janeiro 2026.
Nomeações
Nesta quinta, o Congresso aprovou o projeto de lei que abre espaço no orçamento federal para a nomeação de 2 mil policiais do Distrito Federal.
As nomeações foram incluídas no Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2025, que autoriza abertura de crédito total de R$ 2,1 bilhões em favor da Presidência da República, do Ministério da Justiça, Ministério da Cultura, Ministério do Esporte e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.
Aprovados no concurso tiraram foto com Davi Alcolumbre após aprovação do projeto
Material cedido ao Metrópoles
Viaturas das forças de segurança do DF em solenidade na Praça do Buriti
Matheus Veloso/Metrópoles
Policiais civis do DF na porta do Congresso mobilizados por reajuste da categoria
Vinícius Schmidt/Metrópoles
A PMDF começou os estudos para o uso de câmeras nos coletes dos policiais
Hugo Barreto/Metrópoles
