As vítimas da explosão que destruiu oito casas no bairro de Ouro Preto, em Olinda (PE), na manhã deste domingo (19/10), foram identificadas como Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, e José de Lima, de 67.
O desabamento ocorreu por volta das 7h e deixou ainda outros oito feridos. Há ainda uma vítima nos escombros, uma mulher de 69 anos que é cadeirante. A hipótese mais provável, segundo as autoridades de segurança que estão atuando no resgate, é de que a explosão tenha sido fruto do estouro de um botijão de gás.
Segundo pessoas que atuaram no acidente, Cláudio morreu no local, soterrado entre os escombros. José, por sua vez, chegou a ser resgatado ainda com vida, mas tinha aproximadamente 90% de seu corpo queimado. Ele foi transferido de helicóptero para um hospital do Recife, mas morreu poucas horas depois.
Leia também
-
Explosão em Olinda (PE) destrói 8 casas e deixa 2 mortos e 9 feridos
-
PE: Olinda corre risco de ficar sem coleta de lixo, alerta TCE
-
Motociclista por aplicativo é vítima de latrocínio em Olinda
-
Cantora baleada em carnaval de Olinda precisa de doação de sangue
Resgate aos feridos em Olinda
O Corpo de Bombeiros confirmou que havia 12 pessoas nos imóveis no momento do colapso. Mais de 40 servidores, na maioria bombeiros, foram deslocados para o local de resgate e trabalham com cães farejadores para tentar encontrar a última vítima que permanecia soterrada até as 15h deste domingo.
Quatro feridos ficaram presos nos escombros, mas já foram resgatados. Todos com idade superior a 60 anos. O estado de saúde deles não foi revelado. Além deles, duas crianças e uma adulta foram retiradas pelos bombeiros logo de sua chegada ao local e encaminhadas para atendimento com ferimentos leves.
Os demais foram resgatados por populares e atendidos no próprio local, segundo boletim da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. As estruturas atingidas estão sendo avaliadas por engenheiros da Defesa Civil, que devem decidir se as casas vizinhas deverão ser reparadas.
Causas ainda sob investigação
As autoridades investigam a hipótese de uma explosão causada por vazamento de gás. Moradores relataram ter ouvido um forte estrondo, seguido por chamas e queda de paredes. Também houve relatos de odor de vazamento de gás. Técnicos da Neoenergia, concessionária elétrica da região, analisam também se houve falha na rede elétrica que possa ter levado a um curto-circuito.
Mais cedo, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que está em viagem oficial à China, lamentou o ocorrido nas redes sociais. “Que Deus console o coração das famílias e amigos das vítimas”, declarou.