MAIS

    Sexo antes de voar pode reduzir medo de avião? Sexóloga explica teoria

    Por

    Não é difícil encontrar alguém que adore viajar, em contrapartida, é mais fácil ainda achar pessoas com medo de avião. Muitos viajantes, embora adorem estar em outras cidades ou países, têm ansiedade de voar. Às vezes os dias que antecedem uma viagem são repletos de preocupações avassaladoras, sentimentos de pavor e todos os cenários de “e se”, mas uma teoria para diminuir esse medo tem viralizado nas redes sociais: fazer sexo.

    Leia também

    Isso porque, a prática de atividade sexual antes de um voo pode liberar o hormônio da ocitocina, um neurotransmissor produzido no hipotálamo e liberado pela hipófise posterior, conhecido como “hormônio do amor” por seu papel no afeto, confiança e relaxamento.

    ✅ Clique aqui para seguir o canal do Metrópoles Vida&Estilo no WhatsApp

    foto colorida - mulher negra com blusa rosa e mochila nas costas no avião

    A sexóloga e educadora sexual Kelly Correa explica que o sexo antes de uma viagem de avião pode sim ajudar a diminuir a ansiedade. “O sexo não é só prazer, é saúde também. Antes de um voo, ele pode ajudar a reduzir o medo e a ansiedade. Já acompanhei muitas mulheres e casais que relatam o efeito calmante do sexo.”

    “O sexo funciona quase como um check-in emocional: o corpo embarca mais leve, relaxado, e a pessoa se sente mais conectada consigo mesma e com o parceiro”, explica.

    Outro hormônio que é liberado no sexo e pode ajudar a lidar com essa situação é a endorfina. “A endorfina nos dá sensação de bem-estar. A dopamina melhora o humor e desperta a curiosidade. A oxitocina promove confiança e vínculo. Já a prolactina nos deixa com aquela deliciosa sensação de tranquilidade e sonolência”, explica a profissional.

    5 imagensUma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estarO prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sonoÉ possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idadeNo sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurançaFechar modal.1 de 5

    O sexo é um dos pilares para uma vida saudável, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)

    PeopleImages/Getty Images2 de 5

    Uma vida sexual ativa e saudável tem impacto direto no bem-estar

    Yana Iskayeva/Getty Images3 de 5

    O prazer e o orgasmo liberam hormônios responsáveis pela diminuição do estresse e pela melhora do sono

    Getty Images4 de 5

    É possível manter a sexualidade ativa e saudável até a terceira idade

    filadendron/Getty Images5 de 5

    No sexo, tudo é liberado desde que com total consentimento de todos os envolvidos e segurança

    South_agency/Getty Images

    “Costumo brincar que, se você tem medo de voar, um orgasmo antes do embarque pode ser tão eficiente quanto um calmante — só que muito mais prazeroso”, brinca a sexóloga.

    Além disso, Kelly explica que durante o sexo, há gasto de energia, relaxamento muscular, regulação da respiração e equilíbrio dos batimentos cardíacos. “O próprio corpo produz endorfina, um ansiolítico natural. Ou seja, o nosso corpo é o remédio.”

    4 imagensTer orgasmos interfere positivamente no bem-estarOs sex toys são ótimos aliados para quem quer experimentar algo novo na masturbaçãoQuanto mais a pessoa conhece o próprio prazer com a masturbação, mais fácil fica ter prazer com a parceriaFechar modal.1 de 4

    A masturbação é uma das maiores ferramentas de autoconhecimento

    Foto: Deon Black/Pexels2 de 4

    Ter orgasmos interfere positivamente no bem-estar

    Getty Images3 de 4

    Os sex toys são ótimos aliados para quem quer experimentar algo novo na masturbação

    4 de 4

    Quanto mais a pessoa conhece o próprio prazer com a masturbação, mais fácil fica ter prazer com a parceria

    Getty Images

    Viagem solo

    Mas não ache que você só poderá viajar acompanhada. A masturbação também libera os hormônios e pode relaxar tão bem quando o sexo em dupla. “Se você não consegue funcionar com alguém, aprenda a funcionar sozinho. A masturbação promove efeitos muito semelhantes ao sexo com parceria e pode trazer resultados excelentes.”

    “Mesmo sozinhos, podemos lançar mão de recursos como brinquedos eróticos, exercícios físicos, respiração consciente e até meditação, que ajudam a regular corpo e emoções”, sugere.