Portal Estado do Acre Notícias

STF julgará recursos de Bolsonaro e mais 6 réus entre 7 e 14/11

stf-julgara-recursos-de-bolsonaro-e-mais-6-reus-entre-7-e-14/11

STF julgará recursos de Bolsonaro e mais 6 réus entre 7 e 14/11

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar entre os dias 7 e 14 de novembro os recursos – embargos de declaração – das defesas dos réus do núcleo 1 de trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O julgamento será em plenário virtual.

As defesas dos réus do chamado núcleo crucial da trama golpista apresentaram embargos de declaração contra a decisão da Primeira Turma do STF nessa segunda-feira (27/10). As alegações apresentadas são de dosimetria errada da pena, erro jurídico, injustiça, cerceamento de defesa e omissão, entre diversas outras.

Dos oito condenados do núcleo 1, apenas o delator Mauro Cid decidiu não apresentar embargos de declaração ou contestar a pena que lhe foi dada, de 2 anos de prisão.

Réus do núcleo crucial

Os réus foram condenados na Primeira Turma, pelo placar de 4 votos a 1, pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União (exceto Ramagem) e deterioração de patrimônio tombado (exceto Ramagem).

Leia também

Justamente por esse placar, não são cabíveis os embargos infringentes.

A maior pena foi aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, de 27 anos e três meses de prisão. Os demais réus, com exceção de Cid, receberam penas de 2 anos a 26 anos de prisão.

Sair da versão mobile