MAIS

    “Super chuca”: médico explica técnica para emagrecer de Gaby Amarantos

    Por

    Gaby Amarantos chamou atenção ao revelar um detalhe surpreendente sobre seu processo de emagrecimento. Em entrevista ao programa De Frente com Blogueirinha, a cantora contou que perdeu 14 quilos após recorrer a um método pouco convencional.

    Leia também

    Chamado de enema, ele consiste em introduzir grandes quantidades de água no intestino. “Tem um povo que faz enema de café, de chá, mas eu faço só com água”, explicou a artista. “O enema é um processo que, na Segunda Guerra, eles faziam para aumentar a imunidade dos soldados, então tem todo um estudo”, continuou.

    Foto colorida de Gaby Amarantos - MetrópolesA cantora disse que está vivendo um sonho

    Para o procedimento, a cantora afirmou que usou 300 litros. “Eu fiz uma vez em uma clínica, que eu queria experimentar. A minha mente limpou, o meu corpo limpou e eu consegui emagrecer por conta desse processo.”

    A artista ainda falou sobre receber críticas após revelar a prática. “Tudo bem as pessoas criticarem, porque, na verdade, elas não conhecem [o procedimento] e ainda tem poucos estudos sobre isso”, completou.

    Apesar de a artista ter aprovado o método, o médico coloproctologista Danilo Munhóz emenda ao Metrópoles que o enema, também conhecido como lavagem intestinal, é um procedimento em que se introduz líquido pelo reto com o objetivo de esvaziar o intestino grosso.

    “Embora seja um recurso utilizado pela medicina em situações específicas — como na preparação para exames, cirurgias ou para aliviar casos graves de prisão de ventre —, ele vem sendo cada vez mais explorado de forma inadequada por quem busca ‘desintoxicar o organismo’ ou até emagrecer rapidamente”, prossegue.

    6 imagensGaby Amarantos mostrou o novo corpo pelo InstagramMas disse entender a pressão sobre seu corpo: "Sei que existem muitas camadas nessa questão estética e já passei por praticamente todas"Gaby AmarantosGaby Amarantos antes do emagrecimentoGaby Amarantos Fechar modal.1 de 6

    Gaby Amarantos

    Reprodução/Instagram2 de 6

    Gaby Amarantos mostrou o novo corpo pelo Instagram

    Reprodução/Instagram3 de 6

    Mas disse entender a pressão sobre seu corpo: “Sei que existem muitas camadas nessa questão estética e já passei por praticamente todas”

    4 de 6

    Gaby Amarantos

    Reprodução5 de 6

    Gaby Amarantos antes do emagrecimento

    @gabyamarantos/Instagram/Reprodução6 de 6

    Gaby Amarantos

    TV Globo/Divulgação

    A questão, segundo o profissional, é que, fora do ambiente médico e sem orientação adequada, o enema pode trazer riscos sérios. “O uso frequente ou exagerado desse tipo de lavagem pode causar desequilíbrio de minerais no corpo, desidratação, irritação na mucosa intestinal, alterações na flora de bactérias boas do intestino e, em casos extremos, até perfuração do reto.”

    “Isso sem falar na falsa ideia de que ‘limpa o corpo’; o organismo humano já tem um sistema natural e eficiente de eliminação de toxinas, que não depende desse tipo de procedimento”, emenda.

    Por isso, o expert alerta: o enema não é um método para emagrecer nem para “fazer faxina” no corpo. “Ele deve ser feito apenas sob indicação médica, com técnica adequada e por um motivo real de saúde.”