Tremembé é a nova produção brasileira do Prime Video e parte de uma premissa ousada: revisitar crimes que marcaram o imaginário popular do país, mostrando a rotina dos condenados no presídio conhecido como o “dos famosos”. Mais do que recontar acontecimentos reais, a série reflete sobre o impacto desses crimes na vida dos detentos dentro da prisão.
Desde o anúncio, um ponto despertou curiosidade: quais casos seriam retratados. As escolhas vieram do extenso trabalho de pesquisa do jornalista e roteirista Ulisses Campbell, autor dos livros Elize Matsunaga: A mulher que esquartejou o marido e Suzane: Assassina e manipuladora.
Em entrevista ao Metrópoles, Ulisses Campbell e Vera Egito — diretor e roteirista de Tremembé — detalharam os critérios usados para definir quais criminosos seriam retratados na série.
Segundo Vera, a escolha partiu das pesquisas realizadas por Ulisses e levou em conta crimes que marcaram o imaginário popular brasileiro. Assim, a trama aborda a história de condenados como Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos (Cristian e Daniel), Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, além de Elize Matsunaga e Roger Abdelmassih.
“A escolha foi por crimes que ganharam a mídia, ganharam o público e comoveram muito a sociedade. O público lembra e e ainda se dói, se ressente muito desses desses crimes. O norte foi meio esse e os coadjuvantes que vieram também são inspirados em pessoas reais”, destacou Vera.



Condenada a 39 anos e quatro meses de prisão pelo planejamento e assassinato dos pais, em 2002. Suzane von Richthofen será interpretada por Marina Ruy Barbosa
Divulgação/Prime Video
Em Tremembé, Bianca Comparato interpreta Anna Carolina Jatobá, condenada a 26 anos de reclusão pelo assassinato da enteada, em março de 2008.
Divulgação/Prime Video
Caberá a Felipe Simas dar vida a Daniel Cravinhos, condenado, em 2006, a 39 anos de prisão pelo assasinato dos pais da ex-namorada Suzane von Richthofen
Divulgação/Prime Video
Em Tremembé, Kelner Macêdo interpreta Christian Cravinhos, irmão de Daniel Cravinhos, condenado a 38 anos e seis meses de reclusão pelo assasinato de Manfred e Marísia von Richthofen.
Divulgação/Prime Video
Condenado a 31 anos e dois meses de prisão pela morte de sua filha, em março de 2008, Alexandre Nardoni será interpretado pelo ator carioca Lucas Oradovschi
Divulgação/Prime Video
Carol Garcia interpreta Elize Matsunaga em Tremembé. Inicialmente condenada a 16 anos e onze meses de prisão pelo assassinato de seu então marido, Marcos Matsunaga, em 2012, Elize teve sua pena reduziada a 16 anos e três meses
Divulgação/Prime Video
Anselmo Vasconcelos é responsável por dar vida ao ex-médico Roger Abdelmassih em Tremembé
Divulgação/Prime Video
Em Tremembé, a atriz Letícia Rodrigues interpreta Sandra Regina Ruiz, popularmente conhecida como Sandrão, presidiária que se relacionou com Elize e Suzane durante a detenção.
Divulgação/Prime Video
Segundo a diretora e roteirista, um caso que exemplifica isso é o de Sandrão. A história dela é retratada na série muito porque ela se envolveu na vida real tanto com Elize Matsunaga quanto com Suzane von Richthofen no presídio. Uma situação similar aconteceu com o personagem Duda, que viveu um romance com Cristian Cravinhos no presídio.
“A gente acabou pegando quem orbita esses personagens e que acabam tendo histórias interessantes. Um desejo que a gente tinha na sala de roteiro de tentar surpreender o público porque, apesar de todo mundo saber o que esses protagonistas fizeram para estar dentro de Tremembé, tem outras personagens ali que estão na série e que a gente guarda o mistério sobre o que fez para estar ali. Tem esse elemento surpresa também”, destacou Ulisses sobre o tema.
Outro aspecto interessante da produção é o foco em personagens pouco conhecidos pelo grande público, que revelam bastidores da vida em um presídio. A série mostra o cotidiano de carcereiros, profissionais responsáveis pela leitura das cartas enviadas e recebidas pelos presos, e psicólogos forenses, que realizam os exames criminológicos capazes de influenciar na concessão da liberdade condicional.
Leia também
- 
Atriz que vive Elize Matsunaga treinou “esquartejamento” para Tremembé
 
- 
O Filho de Mil Homens, Tremembé e mais estreias imperdíveis da semana
 
- 
Tremembé: criminosos lucram com histórias contadas na série?
 
- 
Robinho pede transferência de Tremembé para “evitar fofocas”: entenda
 
“Tem outros personagens que são os funcionários da penitenciária que também tem voz, tem fala, estão interagindo com todo mundo, os psicólogos forenses que são fundamentais no processo deles conseguirem a liberdade, que todo mundo quer ali dentro. Se tem um desejo que é comum em todos aqueles personagens é sair de Tremembé e a gente vai mostrar o que eles fizeram de honesto e desonesto para ganhar a liberdade“, complementou o jornalista.
Entenda a trama de Tremembé
Tremembém é a nova série brasileira do Prime Video. Com cinco episódios, a série estreia nesta sexta-feira (31/10) e dramatiza eventos reais que ocorreram dentro do local conhecido como o “presídio dos famosos”.

A história começa com o desejo de Suzane von Richthofen (Marina Ruy Barbosa) de ser transferida para Tremembé, onde acredita que ficará mais segura. Sua chegada ao “presídio dos famosos” afeta diretamente a rotina de Daniel Cravinhos (Felipe Simas), que precisa lidar com a convivência próxima da ex-namorada, e desperta a fúria de Cristian Cravinhos (Kelner Macêdo), incomodado com o comportamento do irmão em relação a Suzane.
Suzane também entra em conflito com Elize Matsunaga (Carol Garcia) ao descobrir que ela mantém um envolvimento com Sandrão (Letícia Rodrigues), a líder da ala feminina. Paralelamente, Alexandre Nardoni (Lucas Oradovschi) e Ana Carolina Jatobá (Bianca Comparato) lutam pela liberdade condicional, enquanto Roger Abdelmassih (Anselmo Vasconcelos) tenta comprovar uma doença para deixar o presídio.

 
                                    



