Portal Estado do Acre Notícias

Trump dá perdão judicial a ex-CEO da Binance que ficou 4 meses preso

trump-da-perdao-judicial-a-ex-ceo-da-binance-que-ficou-4-meses-preso

Trump dá perdão judicial a ex-CEO da Binance que ficou 4 meses preso

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concedeu perdão judicial ao empresário Changpeng Zhao, conhecido como CZ, cofundador e ex-CEO da Binance, uma das maiores plataformas de negociação de criptomoedas do mundo.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (23/10) pela porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em comunicado à imprensa.

“O presidente Trump exerceu sua autoridade constitucional ao conceder o perdão ao Sr. Zhao, que foi processado pelo governo Biden em sua guerra contra as criptomoedas”, informou a porta-voz, em referência ao governo do ex-presidente Joe Biden (2021-2025).

Leia também

Condenado e preso

No ano passado, Changpeng Zhao foi condenado pela Justiça e cumpriu uma pena de quatro meses de prisão após ter se declarado culpado por não implementar medidas adequadas para combater a lavagem de dinheiro na Binance durante sua gestão.

A confissão de culpa fez parte de um acordo entre o empresário e o governo dos EUA. Em 2023, Zhao teve de renunciar ao cargo de CEO da Binance, mas conseguiu manter participação majoritária na empresa.

A sentença condenatória contra Zhao foi imposta pelo juiz distrital dos EUA Richard Jones, de Seattle, para quem o empresário violou a legislação em nome de seus interesses econômicos e comerciais.

De acordo com os argumentos dos promotores responsáveis pela acusação contra o ex-CEO da Binance, Zhao liderou um modelo de negócio que se assemelhava ao “Velho Oeste”, por meio do qual acolheu criminosos e ocultou mais de 100 mil transações ilegais, muitas das quais envolvendo grupos terroristas como Hamas, Al-Qaeda e Estado Islâmico.

“Sinto muito. Acredito que o primeiro passo para assumir a responsabilidade é reconhecer plenamente os erros. Aqui não consegui implementar um programa adequado de combate à lavagem de dinheiro. Percebo agora a gravidade desse erro”, disse Zhao antes de ser sentenciado à prisão.

O empresário canadense de origem chinesa ficou detido entre maio e setembro de 2024. Ele acumula um patrimônio avaliado em US$ 54,5 bilhões, de acordo com o Índice de Bilionários da Bloomberg. No acordo, a Binance teve de pagar cerca de US$ 4,3 bilhões.

Aceno de Trump ao mundo cripto

O anúncio da Casa Branca é mais um aceno do governo Trump ao setor cripto. Em julho deste ano, o governo obteve uma vitória no Congresso com a aprovação das leis Clarity e Genius, que pretendem desburocratizar e impulsionar o mercado cripto no país.

Trump também criou, no atual mandato, o Conselho Presidencial de Consultores para Ativos Digitais. O órgão, que orienta o governo em suas políticas em relação às criptomoedas e à inteligência artificial (IA), é presidido pelo empresário e investidor David Sacks, conhecido como o “czar das criptomoedas”.

Sair da versão mobile