O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o cancelamento de uma nova reunião com Vladimir Putin, prevista para acontecer na Hungria. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (22/10), durante encontro com o chefe da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, na Casa Branca.
Assim como já havia declarado na terça-feira, o líder norte-americano afirmou que o possível encontro com o presidente da Rússia poderia ser uma “reunião desperdiçada”.
“Simplesmente não me pareceu certo. Não parecia que chegaríamos onde precisávamos, então cancelei [a reunião]”, disse Trump.
Leia também
-
Trump diz que tarifas ao Brasil salvaram pecuaristas dos EUA
-
Dólar e Bolsa sobem com tensão EUA-China e possível reunião Lula-Trump
-
Putin testa força nuclear em meio à incerteza sobre conversa com Trump
-
CIA na Venezuela: jornal revela ordens de Trump contra Maduro
Depois de um telefonema com Putin, em 16 de outubro, Trump anunciou que deveria voltar a se reunir com o líder russo em um futuro próximo, para discutir a guerra na Ucrânia. A sede do encontro seria a capital da Hungria, Budapeste.
Mas, após conversa entre o secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, e o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, os planos foram por água abaixo.
O teor da discussão entre os dois diplomatas ainda não é público. Contudo, a sinalização é de que a Rússia se mantém irredutível a negociar condições impostas para um cessar-fogo na Ucrânia. Entre elas, o controle de territórios ucranianos conquistados durante os últimos três anos de guerra.
Até o momento o governo da Rússia ainda não se pronunciou sobre o cancelamento da reunião.