MAIS

    Trump sanciona petrolíferas russas e pressiona por cessar-fogo

    Por

    O governo dos Estados Unidos sob o comando de Donald Trump, impôs nesta quarta-feira (22/10) sanções às duas maiores empresas petrolíferas da Rússia, Rosneft e Lukoil, incluindo cerca de três dúzias de suas subsidiárias, em uma tentativa de pressionar Moscou a concordar com um cessar-fogo imediato na guerra com a Ucrânia.

    O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a medida busca frear a “máquina de guerra do Kremlin”.

    “Agora é a hora de parar com a matança e de um cessar-fogo imediato. Dada a recusa do Presidente Putin em pôr fim a esta guerra sem sentido, o Tesouro está sancionando as duas maiores empresas petrolíferas da Rússia que financiam a máquina de guerra do Kremlin”, disse Bessent.

    Now is the time to stop the killing and for an immediate ceasefire. Given President Putin’s refusal to end this senseless war, Treasury is sanctioning Russia’s two largest oil companies that fund the Kremlin’s war machine. Treasury is prepared to take further action if necessary… https://t.co/tbJTyf8x2V

    — Treasury Secretary Scott Bessent (@SecScottBessent) October 22, 2025

    Ele acrescentou que o Tesouro americano está preparado para tomar medidas adicionais, se necessário, e incentivou aliados europeus, do G7, Canadá e Austrália a aderirem às sanções. “Elas serão substanciais e poderosas”, ressaltou.

    Leia também

    Após inúmeras ameaças…

    O anúncio ocorre semanas após Trump sinalizar que poderia impor penalidades à Rússia devido à continuidade do conflito, mas nenhuma medida punitiva significativa havia sido tomada até então.

    Segundo Bessent, o presidente russo Vladimir Putin não participou das negociações de forma “honesta e direta” durante a cúpula no Alasca, há mais de dois meses, o que teria motivado a ação norte-americana.

    Além das sanções, Trump cancelou uma reunião prevista com Putin em Budapeste. O anúncio foi feito durante encontro com o chefe da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca.

    “Simplesmente não me pareceu certo. Não parecia que chegaríamos onde precisávamos, então cancelei [a reunião]”, declarou Trump.

    4 imagensEncontro entre Trump e Putin teve várias pautasEncontro entre Vladmir Putin e Donald TrumpEncontro entre Putin e TrumpFechar modal.1 de 4

    Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025

    Andrew Harnik/Getty Images2 de 4

    Encontro entre Trump e Putin teve várias pautas

    Andrew Harnik/Getty Images3 de 4

    Encontro entre Vladmir Putin e Donald Trump

    Contributor/Getty Images4 de 4

    Encontro entre Putin e Trump

    Kremlin

    Segundo fontes do governo, a decisão foi tomada após conversas entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o chanceler russo, Sergey Lavrov, indicando que Moscou mantém resistência a negociar condições para um cessar-fogo, incluindo o controle dos territórios ucranianos conquistados nos últimos três anos de conflito.

    Até o momento, o governo da Rússia não se pronunciou sobre o cancelamento da reunião.