MAIS

    Trump trata prisão de Bolsonaro como assunto superado, diz líder do PT

    Por

    Líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias destacou o fato de Bolsonaro não ter sido citado na conversa que Lula e Donald Trump tiveram por telefone nesta segunda-feira (6/10). Em conversa com a coluna, o parlamentar sustentou que a prisão do ex-mandatário já seria um assunto superado pela Casa Branca.

    “Acabou para os bolsonaristas. No telefonema, não existiu nenhuma menção a Bolsonaro, aquele que era apontado como o problema para tarifas e sanções. O argumento era esse e, no entanto, já é assunto superado pelo lado do governo norte-americano. É como se Trump pensasse: ‘Já fizemos de tudo’. Eu já tinha percebido que a fala de Trump quando Bolsonaro foi condenado foi uma fala de resignação”, disse Lindbergh.

    Leia também

    “Eu acho que a conversa de 30 minutos foi maravilhosa, mas o tuíte do Trump [após o telefonema] também foi muito bom. Mostra que a química continua acontecendo. E deixa a turma do Bolsonaro completamente sem chão. Toda a estratégia deles estava montada nessa ameaça de ataque norte-americano. Se a questão do Bolsonaro estivesse presente, o Trump poderia ter abordado. Mas foi um não assunto. Acho que o Lula devia até estar preparado para explicar, mas nem precisou”, concluiu o deputado.

    Após a ligação telefônica, escreveu Donald Trump em uma rede social: “Esta manhã, tive uma ótima conversa telefônica com o presidente Lula, do Brasil. Discutimos muitos assuntos, mas o foco principal foi a economia e o comércio entre nossos dois países. Teremos novas discussões e nos encontraremos em um futuro não muito distante, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Gostei da conversa — nossos países se darão muito bem juntos!”.

    Lula e Trump deverão agendar um encontro presencial para aprofundar as negociações.