A Rússia intensificou os ataques à Ucrânia com mais de 400 drones e 28 mísseis lançados nessa terça-feira (22/10). A ofensiva massiva, que teve enfoque em instalações e infraestruturas, principalmente em Kiev, na capital do país, deixou ao menos 6 mortos, incluindo duas crianças. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou os bombardeios e afirmou que o líder russo, Vladimir Putin, sinaliza o desejo de estender a guerra.
“Mais uma noite que prova que a Rússia não sente pressão suficiente pelo fato de estar prolongando a guerra. Nossas forças de defesa aérea, grupos móveis de fogo e equipes de interceptadores de drones trabalharam a noite toda e pela manhã”, afirmou.
“Até o momento, sabe-se que 17 pessoas ficaram feridas. Infelizmente, 6 pessoas morreram, entre elas duas crianças. Minhas condolências às suas famílias e entes queridos”, escreveu no X.
Segundo Zelensky, além de Kiev, as regiões de Odesa, Chernihiv, Dnipro, Kirovohrad, Poltava, Vinnytsia, Zaporizhzhia, Cherkasy e Sumy foram bombardeadas. Alguns Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) foram repelidos pelos sistemas de defesa antiaéreo ucraniano e minimizaram o impacto das ofensivas.
Leia também
-
Líderes apoiam intensificar pressão sobre a Rússia por paz na Ucrânia
-
Guerra na Ucrânia: Trump diz que cúpula EUA-Rússia será bilateral
-
Secretário de Guerra dos EUA ameaça Rússia: “Poder de fogo” à Ucrânia
-
Trump: EUA eleva pressão sobre Rússia para encerrar guerra na Ucrânia
Os mísseis e drones russos atacaram áreas residenciais em diversas regiões, principalmente Kiev, onde os bombardeiros geraram diversos incêndios. Nesta região, perto da comunidade de Zazim, três pessoas, sendo duas delas crianças, morreram após a casa ser atingida por mísseis.



Residência alvo de bombardeios russos
Reprodução/X
400 drones e 28 mísseis russos atacam a Ucrânia
Reprodução/X
Militares auxiliaram no resgate de crianças
Reprodução/X
Creche destruída
Reprodução/X
Outro ataque russo que gerou grandes impactos na Ucrânia foi em Dniprovskyi, onde um prédio de 16 andares foi atingido, provocando um incêndio no 6º andar, onde as autoridades resgataram 10 pessoas, incluindo crianças, e o corpo de dois mortos foram encontrados.
Drones atacam creche
Drones russos também atingiram uma creche em Kharkiv, onde uma pessoa morreu. Sete pessoas ficaram feridas e estão recebendo atendimento médico e todas as crianças foram evacuadas para um abrigo pelos guardas e os policiais.
O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, afirmou que tropas russas utilizaram três drones Shahed para atacar a creche. O segundo andar do prédio desabou e um escritório próximo foi danificado. Um grande incêndio se alastrou mas já foi controlado.



