MAIS

    Veja 3 chás que ajudam a proteger o coração e a melhorar a circulação

    Por

    O consumo regular de determinados chás pode ser um grande aliado no controle da pressão arterial e até na proteção do coração. O nutricionista Guilherme Lopes destaca três receitas que podem ser benéficas para a saúde do coração.

    Leia também

    Chás que ajudam a proteger o coração

    • Chá verde: rico em catequinas, poderosos antioxidantes que ajudam a reduzir o colesterol LDL e melhorar a elasticidade dos vasos sanguíneos.
    • Chá de hibisco: contém antocianinas e polifenóis que auxiliam na redução da pressão arterial e na melhora da circulação.
    • Chá de camomila: embora mais conhecido por suas propriedades calmantes, também contribui indiretamente para a saúde do coração ao reduzir o estresse e melhorar a qualidade do sono, fatores que impactam diretamente o sistema cardiovascular.

    5 imagensEles podem ser consumidos quentes ou frios Beber chá pode acelerar o metabolismoIncluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta Fechar modal.1 de 5

    Os chás favorecem o bem-estar e a saúde do organismo

    Getty Images2 de 5

    Eles podem ser consumidos quentes ou frios

    Getty Images3 de 5

    Beber chá pode acelerar o metabolismo

    Getty Images 4 de 5

    Incluir o consumo dessa bebida na dieta ainda colabora com a perda de peso

    Getty Images5 de 5

    A ingestão a longo prazo favorece a eliminação de toxinas do organismo. Lembre-se sempre de consultar um médico ou nutricionista antes de fazer mudanças na dieta

    Getty Images

     Contra indicações

    Apesar de benéficos, o profissional destaca que o consumo desses chás exige atenção em alguns casos. “O chá verde, por conter cafeína, não é indicado em excesso para pessoas com insônia, ansiedade ou arritmias.”

    “O chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial de forma significativa, sendo contraindicado para quem já apresenta hipotensão ou faz uso de medicamentos anti-hipertensivos. Já a camomila pode interagir com anticoagulantes, aumentando o risco de sangramentos”, salienta o profissional.

    É importante lembrar que esses chás não substituem medicamentos prescritos ou mudanças de estilo de vida, como uma alimentação balanceada e prática de exercícios, mas podem complementar o cuidado diário.

    Dieta focada no coração

    Além dos chás mencionados, manter uma vida saudável é imprescindível no controle da hipertensão. Praticar exercícios e adotar uma dieta balanceada são fundamentais.

    O nutricionista destaca que “uma dieta rica em frutas vermelhas, peixes gordurosos como salmão e sardinha, oleaginosas como nozes e castanhas, azeite de oliva extra virgem e vegetais verde-escuros é altamente benéfica.”

    “Esses alimentos fornecem antioxidantes, fibras, ácidos graxos ômega-3 e compostos bioativos que reduzem inflamações, equilibram os níveis de colesterol e melhoram a circulação sanguínea, fortalecendo o coração a longo prazo”, emenda Guilherme.