O Museu do Louvre, em Paris, permanece fechado após joias que pertenceram a figuras históricas dos séculos XVIII, XIX e XX terem sido roubadas na manhã de domingo (19/10), em um assalto audacioso. Ao todo, oito peças de valor inestimável foram levadas — uma nona peça caiu durante o processo de fuga e logo foi recuperada pelas autoridades francesas —, durante a ação que durou apenas quatro minutos.
Vem entender!
Roubo em plena luz do dia
Residentes e turistas da capital francesa acordaram no domingo (19/10) com a notícia de que um dos museus mais prestigiados do mundo havia sido furtado. Um grupo de quatro criminosos invadiu o espaço por meio de uma janela com acesso à Galerie d’Apollon portando equipamentos elétricos, que foram usados para quebrar as vitrines que protegiam as peças da era napoleônica.
Leia também
-
Em completo silêncio, desfile de Martins no SPFW N60 explora o jeans
-
Saiba quais marcas renomadas participam do Metrópoles Catwalk
-
SPFW: Karol Conká fala sobre estreia do filho, Jorge Conjota, na moda
-
Guto Carvalhoneto detalha exposição inédita no Metrópoles Catwalk
Estão entre os itens roubados: uma tiara, um colar e um único brinco de safira usados pelas rainhas Maria Amélia e Hortênsia; um colar de esmeraldas com brincos combinando, que pertenceram a imperatriz Maria Luisa, segunda esposa de Napoleão Bonaparte; além de uma tiara, um broche corpete e um broche relicário, da imperatriz Eugênia.
Nono item
De acordo com o Ministério da Cultura da França, os assaltantes também chegaram a levar uma coroa de ouro, esmeraldas e diamantes que pertenceu à imperatriz Eugênia de Montijo — que foi casada com o imperador Napoleão III. Mas, durante o processo de fuga, deixaram a joia cair do lado de fora do museu. A peça já foi recuperada pelas autoridades.
Confira o momento em que um dos ladrões é filmado roubando as joias no Louvre:
