MAIS

    Veja íntegra da conversa entre Lula e Donald Trump em vídeo legendado

    Por

    Kuala Lumpur – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontraram na capital da Malásia na tarde deste domingo (26/10), no horário local, madrugada no Brasil. O encontro durou 50 minutos e representou a reaproximação entre os países após uma crise diplomática e um tarifaço imposto ao Brasil.

    No encontro, Trump afirmou que seria possível acordar a redução de algumas das tarifas já a partir desta primeira conversa. “Acho que vamos conseguir fazer alguns acordos muito bons que estamos discutindo, e eu acho que vamos acabar tendo um relacionamento muito bom”.

    Já Lula disse que não há motivos para desavenças do Brasil com os EUA.

    Veja a íntegra do encontro em vídeo legendado:

    Do tarifaço ao diálogo

    Em julho deste ano, o governo Trump anunciou pesadas tarifas de 50% sobre produtos do Brasil, afetando exportações de café, suco de laranja, aço e carne bovina, entre outros produtos. Na época, a justificativa foi política, com críticas ao Judiciário brasileiro e uma defesa enfática do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

    Neste domingo, Bolsonaro foi citado apenas uma vez, por meio de questionamento da imprensa no início da reunião. Trump elogiou o ex-aliado, afirmando que “sempre” gostou dele, mas também não deu qualquer sinal de que iria colocá-lo como ponto central na negociação sobre o tarifaço.

    Leia também

    Parte do diálogo ocorreu a portas fechadas, com a presença de ministros de Estado. Pelo lado estadunidense, estavam Marco Rubio, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, e o secretário de Comércio, Jamieson Greer. Pelo Brasil, estiveram com Lula o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, e Márcio Rosa, secretário-executivo do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços.

    Depois, os presidentes falaram com jornalistas.