MAIS

    Verdura favorece a longevidade e deveria ser consumida todo dia

    Por

    Quando o assunto é longevidade, a coluna Claudia Meireles aciona a médica Elodia Ávila. Em entrevista, a pós-graduada em nutrologia, adequação nutricional e manutenção da homeostase endócrina aponta uma verdura que deveria ser consumida diariamente por oferecer benefícios à saúde e contribuir com a uma vida longeva. O alimento eleito pela especialista é o espinafre.

    Leia também

    De acordo com a expert em neurociências, é importante sempre variar a alimentação e torná-la o mais diversa possível. Entretanto, vale ressaltar que “o espinafre desponta como uma das verduras que deveria estar muito presente” nas refeições. Conforme a médica, a hortaliça é rica em ferro, magnésio, cálcio, fibras e antioxidantes.

    4 imagensCombinar o espinafre com fontes de gordura saudável, como azeite, potencializa a absorção de luteína no organismo O espinafre é um vegetal rico em nutrientesTambém é baixo em caloriasFechar modal.1 de 4

    Espinafre é uma excelente fonte de ácido fólico e de ferro

    Westend61/Getty Images2 de 4

    Combinar o espinafre com fontes de gordura saudável, como azeite, potencializa a absorção de luteína no organismo

    Helen Camacaro/Getty Images3 de 4

    O espinafre é um vegetal rico em nutrientes

    Getty Images4 de 4

    Também é baixo em calorias

    Getty images

    “O espinafre contribui para o bom funcionamento do corpo como um todo, ajuda a manter o equilíbrio nutricional, é uma excelente forma natural de fortalecer o organismo e prevenir deficiências nutricionais”, avalia Elodia. A especialista emenda que a verdura traz na composição potássio e ácido fólico.

    A hortaliça contém as vitaminas A, C, E e K, além de compostos antioxidantes, como a luteína e a zeaxantina, ambas com potencial de proteger as células contra os radicais livres e reduzir o risco de doenças crônicas e degenerativas.

    O espinafre é fonte de magnésio - Getty ImagesA verdura é fonte de minerais, como magnésio, ferro e potássio

    A médica detalha que o consumo constante da verdura oferece “benefícios diretos” para a saúde cardiovascular, cerebral e intestinal; auxilia na digestão e no controle do colesterol; e combate o envelhecimento celular com a ação dos antioxidantes.

    “O magnésio e o ferro fortalecem os músculos e previnem a anemia, enquanto a vitamina K favorece a saúde óssea”, frisa Elodia Ávila.

    Imagem mostra o tronco o corpo de uma mulher. Ela está segurando uma tigela com espinafre - MetrópolesA médica salienta que o espinafre é uma verdura que deveria ser consumida todo dia

    À coluna, a médica aconselha comer o espinafre cru ou levemente refogado, para preservar as vitaminas e minerais. “O cozimento prolongado pode causar a perda significativa de nutrientes, especialmente a vitamina C”, garante.

    A pós-graduada em nutrologia sugere combinar o consumo da verdura com fontes de vitamina C, a exemplo do limão, laranja ou tomate, por aumentar absorção do ferro vegetal. “Comer junto de gorduras boas, como azeite de oliva ou abacate, também melhora o aproveitamento das vitaminas lipossolúveis”, finaliza.

    Mão segura folhas de espinafreA especialista indica comer a verdura crua ou levemente refogada para não perder os nutrientes

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.