Um vídeo mostra o senador Izalci Lucas (PL-DF) dando carona a um dos investigados no esquema de desvio de recursos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As imagens, que seriam de 2024, foram divulgadas pelo deputado federal Alencar Santana (PT). No vídeo, Izalci dirige o Jeep Compass que para próximo a um estacionamento onde está o presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes. O empresário caminha em direção ao carro, fala com o senador e entra no veículo. Veja:
Lopes foi preso por falso testemunho na CPMI do INSS, da qual Izalci é membro, na terça-feira (30/9). O empresário pagou fiança e deixou a Polícia Legislativa do Senado em seguida.
Leia também
-
Vice da Conafer fraudou cadastro de agricultores para ganhar licitação de R$ 526 mil
-
Presidente da Conafer é solto após prestar depoimento e pagar fiança
-
Presidente da Conafer é o 2º preso em flagrante na CPMI do INSS
Na CPMI do INSS, Izalci Lucas mostrou uma foto de chefe de gabinete do deputado Alencar Santana na Conafer. O parlamentar disse, na comissão, que vários deputados e senadores estiveram na Conafer porque “é uma instituição que, de fato, era apresentada como representante da agricultura familiar”.
Em nota, a assessoria do parlamentar declarou que “não há qualquer vínculo de natureza pessoal ou relação de amizade entre o senador Izalci Lucas e o atual presidente da Conafer, limitando-se a interlocuções estritamente relacionadas a temas de interesse público”. “Cabe destacar que, no momento do encontro registrado em 2024, não havia qualquer informação pública ou indício de irregularidade envolvendo a referida entidade”, afirmou.
“O primeiro contato com a entidade ocorreu no âmbito de sua função como relator da Comissão da Reforma Tributária em 2017, período em que a Conafer participava de debates legítimos sobre pautas do segmento”, disse o senador.
O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
Veja a nota de Izalci Lucas:
“Em razão das declarações feitas pelo Deputado Alencar Santana, o senador Izalci Lucas vem a público reafirmar seu compromisso com a transparência, e a busca pela verdade na condução dos trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.
O Senador esclarece que sua relação com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (CONAFER) foi exclusivamente institucional, decorrente de sua atuação parlamentar em defesa da agricultura familiar e de políticas públicas voltadas ao setor. O primeiro contato com a entidade ocorreu no âmbito de sua função como relator da Comissão da Reforma Tributária em 2017, período em que a CONAFER participava de debates legítimos sobre pautas do segmento.
Não há, portanto, qualquer vínculo de natureza pessoal ou relação de amizade entre o senador Izalci Lucas e o atual presidente da CONAFER, limitando-se a interlocuções estritamente relacionadas a temas de interesse público.
Cabe destacar que, no momento do encontro registrado em 2024, não havia qualquer informação pública ou indício de irregularidade envolvendo a referida entidade.
Tão logo surgiram suspeitas sobre possíveis irregularidades, o próprio Senador Izalci Lucas tomou a iniciativa de apresentar requerimentos de convocação da CONAFER e de quebra de sigilo da instituição, medidas fundamentais para o avanço das investigações conduzidas pela CPMI.
Ressalte-se, ainda, que o presidente da CONAFER, Sr. Carlos Lopes, foi preso no mesmo dia em que compareceu à CPMI, fato que reforça a gravidade das denúncias e a importância das diligências propostas pelo Senador.
Causa estranheza, portanto, a tentativa de associar o Senador a práticas irregulares, sobretudo diante da constatação de que a própria CONAFER manteve reunião com a chefe de gabinete do Deputado Alencar Santana em 13 de maio de 2024, poucos dias após a visita do Senador a uma ação da entidade.
O senador Izalci Lucas entende que tais alegações integram uma estratégia política de distorção dos fatos, com o intuito de desviar o foco do trabalho sério e investigativo desenvolvido pela CPMI do INSS.”