A Vigilância Sanitária do Distrito Federal determinou a criação de uma força-tarefa para fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas em toda a capital federal nos próximos dias.
A ordem de serviço frisa que os Núcleos de Inspeção deverão priorizar as ações em estabelecimentos que vendam produtos do tipo.
As ações diurnas ocorrem durante a semana, das 8h às 18h, em todo o Distrito Federal. As ações noturnas começaram na madrugada de quinta-feira (3/10) e irão até segunda-feira (6/10).
Leia também
-
Bebida adulterada: polícia apura uso de metanol para limpar garrafas
-
Metanol: Samba da Tia Zélia e clube suspendem venda de destilados
Hungria
O rapper Hungria foi internado às pressas nessa quinta-feira (2/10), em um hospital particular do DF, por suspeita de intoxicação por metanol. Os resultados dos exames do cantor são esperados a partir da próxima semana. O rapper segue internado e apresenta melhora no quadro clínico.
O composto tem sido encontrado em bebidas alcoólicas em São Paulo e pode causar cegueira e até a morte.
A Secretaria de Saúde do DF destaca que, na ocorrência de um caso suspeito de intoxicação por metanol, deve ser realizado contato com o CIATox por meio dos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774 para orientações do manejo clínico.
Além disso, deve ser realizada notificação imediata obrigatória, com preenchimento e envio da ficha de intoxicação exógena para o e-mail notificadf@saude.df.gov.br.
A pasta acompanha o único caso suspeito registrado no Distrito Federal para identificar se houve, de fato, contaminação do metanol. O Ministério da Saúde também está atento à situação.
