Portal Estado do Acre Notícias

Virada de carreira: Kim Kardashian em breve será uma advogada

virada-de-carreira:-kim-kardashian-em-breve-sera-uma-advogada

Virada de carreira: Kim Kardashian em breve será uma advogada

Após seis anos de estudos e mais de 5 mil horas dedicadas ao Direito, a empresária Kim Kardashian afirma estar prestes a receber o resultado do exame da Ordem na Califórnia, e projeta uma nova fase na carreira.

Kim Kardashian está prestes a somar mais um título ao seu currículo multifacetado. Aos 45 anos, a estrela de reality shows, empresária e influenciadora revelou que deve se tornar uma advogada oficialmente licenciada nas próximas semanas. Durante uma participação no programa The Graham Norton Show, da BBC, exibido no dia 24 de outubro, ela contou que os resultados de seu exame da Ordem devem sair em cerca de duas semanas e que, após se tornar licenciada, pretende fazer do Direito sua nova profissão de longo prazo.

Leia também

“Estarei qualificada em duas semanas. Espero poder advogar. Talvez, em dez anos, eu desista de ser a Kim K e vire uma advogada de tribunais. É isso que eu realmente quero”, disse a empresária.

A fala marca mais um capítulo em uma jornada que começou em 2018, quando Kardashian decidiu seguir os passos do pai, o falecido advogado Robert Kardashian, conhecido por integrar a equipe de defesa de O.J. Simpson em um dos julgamentos mais emblemáticos dos anos 1990.

Kim Kardashian e seus pais, Robert e Kris

A influência do pai e o caso O.J. Simpson

A trajetória de Kim Kardashian no Direito carrega uma conexão histórica com o mundo jurídico: seu pai, Robert Kardashian, foi parte do chamado “Dream Team” que defendeu O.J. Simpson no polêmico julgamento de 1995. Na época, Kim ainda era adolescente, e sua família foi lançada sob os holofotes internacionais devido à proximidade de Robert com Simpson. O episódio, que dividiu a família e a expôs à intensa atenção da mídia, marcou profundamente a jovem Kim, inspirando seu interesse pelo Direito e pelo sistema de justiça criminal, além de ajudá-la a desenvolver a resiliência necessária para conciliar carreira, negócios e advocacia no futuro.

Robert Kardashian e Carl Douglas, na defesa de O.J. Simpson em 1995

Uma jornada fora do convencional

Diferentemente da maioria dos estudantes, Kim não frequentou uma faculdade de Direito. Ela ingressou no programa Law Office Study Program, da Califórnia, que permite aprender por meio de um estágio/aprendizagem supervisionada por advogados em exercício, em vez de cursar a universidade.

A rotina intensa incluiu 18 horas semanais de estudo, durante 48 semanas por ano, ao longo de seis anos. O percurso se estendeu além do previsto por conta da pandemia e de seus compromissos com os negócios e a televisão. Segundo Jessica Jackson, advogada e uma das mentoras de Kim, ela acumulou mais de 5.000 horas de estudo jurídico.

Ela estudou enquanto criava quatro filhos, comandava empresas, gravava programas e ainda aparecia em tribunais para defender causas sociais. É realmente admirável”, afirmou Jackson em uma cerimônia de formatura realizada em maio.

6 imagensFechar modal.1 de 6

Poster SKIMS

Getty Images2 de 6

Kim Kardashian na Casa Branca

Getty Images3 de 6

Premiere de All’s Fair

Getty Images4 de 6

Poster do reality show The Kardashians

Getty Images5 de 6

Kim Kardashian na Casa Branca

Getty Images6 de 6

Kim Kardashian no evento de lançamento NikeSKIMS

Getty Images

Do “baby bar” à reta final

A empreitada de Kardashian no Direito começou oficialmente em 2018, e foi amplamente documentada em seu reality The Kardashians. Após enfrentar reprovações iniciais, ela passou no temido baby bar, o exame de primeiro ano de Direito, em 2021, um dos passos mais desafiadores do processo. É realizado ao final do primeiro ano da faculdade de direito e é bastante desafiador. O teste é carinhosamente apelidado de “exame para iniciantes” mas, o fato é que o exame é tão difícil que a taxa de aprovação é menor do que a do exame da Ordem geral. O “baby bar” consiste em questões de múltipla escolha e um conjunto de 4 questões dissertativas. É realizado em um único dia e abrange direito penal, contratos e responsabilidade civil.

Em março de 2024, ela também concluiu o Multistate Professional Responsibility Exam (MPRE), exigência obrigatória para quem deseja atuar como advogada na Califórnia. Com o fim do programa de estudos em maio e a aprovação nas etapas intermediárias, o único passo que resta é o exame final da Ordem.

Kim Kardashian recebendo seu diploma

Entre o glamour e os tribunais

Durante a entrevista à BBC, Kim apareceu ao lado da atriz Sarah Paulson, sua colega de elenco na nova série jurídica da Hulu, All’s Fair. A produção marca uma das primeiras incursões da empresária na atuação profissional, desta vez interpretando nada menos do que uma advogada, sua sonhada profissão fora das telas.

Conciliar as gravações, a rotina empresarial e o estudo do Direito não foi fácil, segundo ela:

“Foi mentalmente desafiador ter que fazer tudo, mas eu amei”, contou.

Sarah Paulson, por sua vez, elogiou o empenho da colega:

“Ela me fez sentir uma preguiçosa. Está cuidando de quatro filhos, dirigindo negócios e ainda estudando Direito. É realmente impressionante.”

Sarah Paulson e Kim Kardashian no lançamento de All’s Fair

Um novo propósito

A decisão de seguir carreira jurídica nasceu do envolvimento de Kim com causas de justiça criminal. Em 2018, ela ganhou atenção ao colaborar na libertação de Alice Marie Johnson, uma mulher que cumpria pena de prisão perpétua por um crime não violento. O episódio a levou à Casa Branca, onde participou de reuniões sobre políticas de clemência.

“Eu estava ali com juízes e pessoas poderosas, e pensei: ‘Preciso entender mais sobre isso’. Se eu soubesse mais, poderia fazer mais”, contou em uma entrevista anterior à Vogue.

Desde então, Kim tem financiado equipes de advogados que trabalham na revisão de casos de sentenças injustas, além de usar sua visibilidade para discutir reformas no sistema penal norte-americano.

Quero abrir um escritório de advocacia.

Kim Kardashian

A empresária já declarou que sonha em fundar um escritório voltado para causas sociais. Em uma entrevista à Vogue Hong Kong, em 2022, ela revelou:

“Meu objetivo é abrir um escritório de advocacia de sucesso e continuar lutando por quem precisa de uma segunda chance.”

Com a aprovação no exame final cada vez mais próxima, a mulher que construiu um império bilionário com moda, beleza e entretenimento parece pronta para estrear um novo capítulo, desta vez, nas salas de tribunal.

“Talvez em dez anos eu desista de ser Kim K”, disse ela. Se depender de sua determinação, o mundo pode mesmo conhecer uma nova Kim Kardashian, agora, advogada de defesa.

Kim Kardashian em comemoração de formatura

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile