O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reforçou, nesta quinta-feira (2/10), a campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que a Europa cesse a compra de petróleo russo, alegando ser “falta de visão” ir contra o país norte-americano.
A declaração foi feita durante um discurso na Cúpula da Comunidade Política Europeia, em Copenhague, Dinamarca, onde Zelensky se reuniu com mais de 40 líderes e participou de encontros bilaterais, incluindo uma reunião com a primeira-ministra Mette Frederiksen.
Leia também
-
Encontro entre Zelensky e Lula na COP30 segue incerto após reunião em NY
-
Polônia rejeita exigência de Zelensky sobre navios no Báltico
-
Zelensky acusa Rússia de usar navios no Báltico para lançar drones
-
Guerra da Ucrânia tem novo enredo pós-ONU com Zelensky, Trump e Lavrov
Segundo Zelensky, a recomendação de Trump para que a Europa cesse a compra de petróleo russo deve ser apoiada.
“Devemos também apoiar o apelo do Presidente Trump para que paremos de comprar petróleo russo aqui na Europa. É falta de visão ir contra os EUA. E os húngaros precisam ouvir isso claramente”, declarou o presidente ucraniano.
Ainda segundo ele, “a energia dos EUA e de outros parceiros pode preencher a lacuna no mercado europeu”.
Petróleo da Rússia
Trump tem reforçado repetidamente que a Europa deve parar de compra de petróleo russo, alegando que isso prejudica o cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia e fortalece Moscou.
No mês passado, ele pressionou os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para que parem a compra, relatando que isso “enfraquece muito” a posição de negociação e o poder de barganha com a Rússia.