MAIS

    3ª edição do BBTS Connect Itinerante movimenta Cuiabá e destaca o agro

    Por

    Cuiabá (MT) – A inovação no agro brasileiro registrou um expressivo crescimento entre 2023 e 2024. E, atenta a esse cenário, a BB Tecnologia e Serviços (BBTS) promoveu o debate sobre temas como inovação no agronegócio, desafios e oportunidades do setor. O evento, realizado em 19/11, em Cuiabá (MT), contou com a participação da produtora rural e comunicadora Camila Telles, bicampeão olímpico de vôlei, Giovane Gávio, que focou em liderança e desenvolvimento de equipes de alta performance.

    Esta foi a terceira e última edição do BBTS Connect Itinerante em 2025. Para abrir o encontro, o presidente da BBTS, Paulo André Rocha Alves, reforçou o compromisso da empresa em debater assuntos estratégicos, como inovação, ASG, compliance e o próprio agronegócio.

    A diretora de Clientes, Operações e Serviços, Érica Santos, destacou o campo como protagonista de resultados. “Batemos um recorde em 2023 de crédito em agro; foi surpreendente. E em 2024, crescemos em mais de 900% em crédito para o agro. Dos 384 correspondentes, fomos para mais de 2600, um motivo de muito orgulho. Agora, não será diferente. Estamos com 47 bilhões de crédito em agro. E o resultado só foi possível porque nosso time acreditou”, explicou.

    “O propósito disso tudo é a eficiência do Banco do Brasil na busca por soluções para sociedade. Para 2026, as metas serão ainda mais desafiadoras, mas nós iremos entregar.”

    Érica Santos, diretora de operações e serviços da BBTS

    Já o gerente executivo de Correspondente Bancário e Representação Comercial, Gilson Belém, lembrou do papel da BBTS na história do agronegócio. “Existe uma conexão forte entre o Banco do Brasil e o produtor rural, por meio da rede de correspondentes. E a BBTS faz esse elo”, salientou.

    No Mato Grosso, por exemplo, ele destaca que o banco chegou a 45% dos municípios, no ano 25/26. “Isso se explica porque damos apoio ao nosso parceiro, desde o contrato até a liquidação”, reforçou. Belém disse também que, devido à parceira com a Empaer, a BBTS chega às comunidades para dar acesso ao crédito a quilombolas, indígenas e outras comunidades.

    7 imagensÉrica Santos evidenciou a importância do crédito ruralGilson Belém explicou o papel da BBTS no agroO evento contou com grandes parceiros da BBTSO evento contou com aproximadamente 200 convidadosBuffet de café da manhã para recepção dos convidadosFechar modal.1 de 7

    O presidente do Banco do Brasil, Paulo André, reforçou o papel do grupo

    Larissa Azevedo/Metrópoles2 de 7

    Érica Santos evidenciou a importância do crédito rural

    Larissa Azevedo/Metrópoles3 de 7

    Gilson Belém explicou o papel da BBTS no agro

    Larissa Azevedo/Metrópoles4 de 7

    O evento contou com grandes parceiros da BBTS

    Larissa Azevedo/Metrópoles5 de 7

    O evento contou com aproximadamente 200 convidados

    Larissa Azevedo/Metrópoles6 de 7

    Buffet de café da manhã para recepção dos convidados

    Larissa Azevedo/Metrópoles7 de 7

    BBTS Connect Itinerante Cuiabá 2025

    Larissa Azevedo/Metrópoles

    Assista ou reveja o conteúdo:

    Leia também

    Comunicação no agro

    A produtora rural Camila Telles, especialista em comunicação no agronegócio, trouxe a visão dela sobre o segmento. Em sua fala sobre o tema “Agro e inovação: o futuro já chegou”, ela lançou a provocação: “O maior desafio do agro é a comunicação, que está em tudo; na família, na escola, no dia a dia ou até mesmo no grupo do WhatsApp. O problema não é o que fazemos, mas o que não contamos que fazemos”, reforçou.

    Camila destacou também que se tem um profissional que pensa nas próximas gerações é o produtor rural, porque ele sempre acredita na próxima safra. “Para ser produtor rural, tem que ser resiliente, porque não é nada fácil. Vem uma enchente e faz perder tudo. Então gera custo de produção, maquinário; sem contar que o produtor já planta endividado”, falou.

    A maior inovação do agro não é só a tecnologia, é a comunicação. Se ninguém souber do que o agro faz, nada que fizermos será suficiente. 

    Camila Teles, produtora rural e comunicadora

    CEO da FarmCom, agência de comunicação especializada no setor, e sócia-fundadora da Hortaria, Camila garantiu à audiência que é preciso contar a história do campo. “O agro nunca evoluiu tanto, em termos de produtividade, rastreabilidade, carbono, bem-estar animal, entre outros”, acrescentou. “Mas é necessário estar onde ninguém imagina”.

    A participação de Camila no BBTS Connect inspirou novas formas de pensar a comunicação e fortalecer a conexão entre o agronegócio e a sociedade.

    2 imagensSegundo a comunicadora, o produtor rural precisa ser resilienteFechar modal.1 de 2

    Camila Teles reforçou que a maior inovação do agro tem de ser a comunicação

    André Alisson/Metrópoles2 de 2

    Segundo a comunicadora, o produtor rural precisa ser resiliente

    André Alisson/Metrópoles

    Mindset de campeão

    Na sequência, foi a vez de Giovane Gávio, um dos maiores nomes do vôlei mundial, apresentar o painel “Colhendo resultados: como construir times de alta performance”. O esportista compartilhou insights sobre foco e liderança.

    “Para subir no pódio, é preciso suportar o processo. E posso dizer isso com propriedade. Para acontecer a verdadeira transformação na minha carreira, tive de passar por treinos diários”, acrescentou o profissional, que foi eleito o melhor jogador do mundo em diferentes posições e se tornou um símbolo de liderança e superação dentro e fora das quadras.

    “Precisamos entender nosso papel nesse mundo e ser um exemplo diário. Tive grandes inspirações, como Zé Roberto e Bernadinho, que me ensinaram a trabalhar arduamente e ter uma boa preparação”, compartilhou o ex-jogador.

    E, afinal, qual o mindset de um campeão dentro e fora do ambiente corporativo?

    Para o esportista, é treinar o acerto, que pode originar cases de sucesso. “Treinar com a bola no ar (em meio a desafios, continuar lidando com os processos) e, sempre jogar junto, vestindo a camisa, olhando para o coletivo e buscando cultivar uma boa relação interpessoal”, ensinou o bicampeão olímpico.

    Para fechar com chave de ouro, o ex-jogador defendeu a importância de entender o próprio papel no mundo, na empresa e em casa. “O segredo está dentro da gente, seguindo o fluxo do corpo, da mente e da alma”, finalizou.

    3 imagensPara ele, o segredo de tudo é viver no equilíbrioDurante o evento, Gávia fez uma dinâmica com a platéia, em que presenteou duas pessoas com brindesFechar modal.1 de 3

    Gávio reforçou a importância do esforço na vida

    André Alisson/Metrópoles2 de 3

    Para ele, o segredo de tudo é viver no equilíbrio

    André Alisson/Metrópoles3 de 3

    Durante o evento, Gávia fez uma dinâmica com a platéia, em que presenteou duas pessoas com brindes

    André Alisson/Metrópoles

    BBTS Connect Itinerante

    O BBTS Connect Itinerante é uma parceria da BB Tecnologia e Serviços com o Metrópoles. Em 2025, o evento, que historicamente era realizado em Brasília, saiu da capital federal para desbravar regiões estratégicas do país.

    A primeira edição foi em Recife, em julho, tendo a inovação como tema principal. Em setembro foi a vez de Salvador receber o projeto; desta vez, para falar de ASG. Por fim, em novembro, Cuiabá encerra a sequência de cidades visitadas, tendo como agro o assunto principal.

    BBTS Talks – Conversas para um futuro conectado

    Além do BBTS Connect Itinerante, a BB Tecnologia e Serviços e o Metrópoles promovem, desde 2024, o BBTS Talks, uma série de conversas sobre assuntos de grande relevância.

    Em março deste ano, o programa contou com a participação da jornalista e especialista em ESG Giuliana Morrone e de Henrique Leite de Vasconcellos, executivo de Negócios e Finanças Sustentáveis no Banco do Brasil. Eles falaram sobre governança responsável, o cuidado com o meio ambiente e a inclusão social para um futuro sustentável.

    No segundo semestre, em agosto, a iniciativa recebeu o bicampeão olímpico Giovane Gávio para um bate-papo sobre liderança, disciplina e desenvolvimento pessoal.

    Em setembro, o BBTS Talks recebeu Camila Achutti, fundadora e CEO da Mastertech e fundadora da SOMAS, e Marisa Reghini, vice-presidente de Negócios e Tecnologia do Banco do Brasil, para um bate-papo inspirador sobre Inteligência Artificial.

    Em outubro, o artista gráfico e influenciador Pedro Vinicio propôs uma reflexão sobre o “Humano 5.0: a revolução que começa dentro da gente”.

    Em 2024, o projeto abordou temas relacionados à conexão e inovação. Já participaram do projeto, a jornalista e escritora Rosana Hermann, o criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura e Diversidade André Fischer, e o consultor, professor e estrategista de negócios Eduardo Maróstica.

    A BB Tecnologia e Serviços é uma provedora de soluções inteligentes que atua em diversas áreas, incluindo gestão de segurança, soluções digitais, comunicação e conectividade – sempre destacando a inovação e a tecnologia.

    BB Tecnologia e Serviços (BBTS)

    Site | Instagram | Facebook