Portal Estado do Acre Notícias

4 frutas que apoiam o intestino e ajudam a regular o açúcar no sangue

4-frutas-que-apoiam-o-intestino-e-ajudam-a-regular-o-acucar-no-sangue

4 frutas que apoiam o intestino e ajudam a regular o açúcar no sangue

Quando o assunto é fortalecer a saúde por meio da alimentação, as frutas aparecem como protagonistas. Além das in natura, a nutricionista Sabina Donadelli, especialista em longevidade, reforça que as versões desidratadas podem potencializar ainda mais os benefícios para o organismo e, ainda, trazer praticidade para o dia a dia.

Leia também

Segundo a expert, as frutas como uva-passa, tâmara, damasco e ameixa se destacam por reforçar o sistema imunológico, melhorar o funcionamento intestinal e apoiar a saúde do coração. Pela alta concentração de nutrientes, elas também contribuem para o bem-estar mental e a capacidade de concentração.

As frutas secas contêm maior teor de açúcar

Para Sabina, um dos diferenciais desse tipo de alimento é a liberação gradual de energia. “Isso evita picos de glicemia e prolonga a sensação de saciedade — benefício importante para quem vive dias corridos ou tenta controlar a vontade de comer doces”, explica Sabina Donadelli.

Nutri revela como as frutas secas são importantes aliadas da saúde

Outro ponto relevante é o impacto na microbiota intestinal. “As fibras presentes nessas frutas estimulam o equilíbrio das bactérias benéficas, o que favorece a imunidade e a absorção de vitaminas e minerais”, acrescenta a especialista.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Fruta desidratada com alto teor de fibras reduz açúcar no sangue

Reprodução 2 de 3

As frutas secas apoiam a saúde intestinal

MirageC/Getty Images3 de 3

O alimento ainda auxilia na função cerebral

Getty Images

Sabina também destaca a presença de compostos antioxidantes, como polifenóis e carotenoides, que ajudam a neutralizar radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e a processos inflamatórios. “Minerais como potássio, magnésio e ferro ainda apoiam o funcionamento do coração e o desempenho cerebral”, emenda a especialista.

Consulte sempre um especialista antes de incluir alimentos no menu diário

Para aproveitar os benefícios, não é preciso consumir grandes quantidades. Pequenas porções já são suficientes. “Elas podem ser combinadas com castanhas, adicionadas a iogurtes, saladas, mingaus ou usadas em receitas caseiras, como pães, granolas e sobremesas mais naturais. São práticas, saborosas e se encaixam bem em qualquer rotina”, resume Sabina Donadelli.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Sair da versão mobile