Usar temperos naturais é uma ótima forma de diminuir o consumo de sal, que está diretamente ligado ao aumento da pressão arterial. De acordo com a nutricionista Tayanne Malafaia, existem diferentes ervas e especiarias que contêm substâncias que beneficiam diretamente a saúde dos vasos sanguíneos.
Leia também
-
Fruta menosprezada ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial
-
Chá anti-inflamatório reduz pressão arterial e regula açúcar no sangue
-
Saiba qual queijo auxilia no controle do colesterol e pressão arterial
Temperos naturais para incluir na alimentação
Alho
Rico em alicina, uma substância com efeito vasodilatador, o alho ajuda a relaxar as artérias e facilita a passagem do sangue, o que contribui para baixar a pressão. Tayanne explica que a forma como ele atua é parecida com a de muitos remédios para hipertensão.
“Você pode refogar em azeite para temperar pratos como arroz, feijão e carnes, ou usar cru em molhos e pastas”, sugere a pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora universitária.



O alho é um alimento amplamente utilizado na culinária, mas os seus benefícios vão muito além do sabor que ele adiciona aos pratos
SimpleImages/Getty Images
A melhor forma de extrair os melhores benefícios do alho é consumindo-o amassado ou picado
Getty Images
Alho
Duncan_Andison via Getty Images 
Alho e cebola estão entre os alimentos que potencializam o mau cheiro
Getty Images
Cebola, alho-poró e cebolinha
Assim como o alho, esses alimentos possuem antioxidantes e anti-inflamatórios que ajudam a proteger a camada interna dos vasos sanguíneos, auxiliando no controle da circulação.
“São excelentes como base para refogados, em omeletes, sopas, caldos e para dar um toque especial em saladas”, indica a nutricionista.
Ervas frescas
Salsa, coentro, manjericão, alecrim e outros tipos de ervas frescas concentram polifenóis, que têm efeito antioxidante e ajudam a dilatar os vasos.
Grandes organizações de saúde, como a American Heart Association, incentivam a troca do sal por ervas e especiarias, especialmente dentro de um padrão de alimentação saudável.
“Uma dica é picar a salsa, o coentro ou o manjericão para finalizar as saladas. Use alecrim e tomilho para temperar carnes e legumes assados”, diz Tayanne Malafaia.

O poder dos antioxidantes e anti-inflamatórios
De acordo com a profissional, a pressão alta não é apenas um número que aparece no medidor. Ela está diretamente ligada a um estado de inflamação crônica no corpo e ao desgaste das paredes internas dos vasos sanguíneos (endotélio).
“Por isso, alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias são fundamentais por ajudarem a proteger esses vasos e a facilitar a circulação do sangue”, finaliza a professora universitária.



