O período que antecede o Natal não é apenas uma contagem regressiva festiva. Para a tradição cristã, ele marca um tempo de preparação espiritual chamado Advento Natalino. Portanto, durante essas quatro semanas, a fé se volta para a esperança, o amor e a renovação, criando um caminho simbólico para receber o nascimento de Jesus com serenidade e consciência espiritual.
Leia também
-
Saiba qual o dia certo para montar a árvore de Natal
-
Família encontra “enfeites” inusitados em caixa de peças de Natal
-
Fim do sexo casual: 3 signos vão começar a namorar antes do Natal
Mais do que um ritual religioso, o Advento convida a desacelerar, refletir, fortalecer a gratidão e praticar gestos de compaixão. Ou seja, este é o momento para cultivar luz interior e construir, pouco a pouco, a atmosfera sagrada do Natal.
O que é o Advento Natalino?
O Advento é o período que marca a chegada do Natal. Ele começa quatro domingos antes do dia 25 de dezembro e representa um ciclo de espera ativa, ou seja, preparar o coração e a mente para o nascimento de Cristo. Desse modo, cada semana tem um tema espiritual que inspira atitudes e reflexões.
A simbologia das quatro velas
A Coroa do Advento, usada em muitas casas e igrejas, é composta por quatro velas, que são acesas uma a cada domingo. Cada vela representa uma virtude que prepara a alma:
- Primeira vela: esperança
- Segunda vela: paz
- Terceira vela: alegria
- Quarta vela: amor
Além disso, algumas tradições adicionam uma quinta vela branca, acesa somente na noite de Natal, simbolizando a luz de Cristo.
Leia a matéria completa no site João Bidu, parceiro do Metrópoles.
