A abóbora é um alimento rico em nutrientes como fibras, potássio e carotenoides. O mais interessante é que as sementes encontradas no legume também entregam benefícios valiosos para o organismo. De início, esses grãos contêm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas também ajudam a controlar os níveis de colesterol e triglicérides. Ainda, são aliados ao funcionamento intestinal.
Conforme o nutricionista Matheus Maestralle revelou, anteriormente, à coluna Claudia Meireles, a semente de abóbora é reconhecida como um superalimento. O motivo dessa notoriedade é simplesmente a abundante presença de nutrientes essenciais para a saúde.
Leia também
-
Descubra semente que pode ajudar a “desligar” inflamação no corpo
-
Semente rica em antioxidantes é grande aliada da saúde intestinal
-
Nutri aponta semente para comer com ovos e potencializar os benefícios
-
Semente rica em ferro é fonte de proteína e melhora saúde do intestino
“A semente de abóbora é um dos alimentos mais ricos em magnésio da natureza, por exemplo. Além disso, elas contêm um quantidade de proteína expressiva por porção e ainda um aporte significativo de zinco. Quando pensamos nesse trio, há um vantagem especial no que tange à energia, imunidade e função hormonal”, disse o profissional.
Considerando uma porção com cerca de 30 g, a semente de abóbora carrega 9 g do nutriente.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
As sementes de abóbora entregam benefícios valiosos para o organismo
Getty Images
2 de 3
A abóbora é um alimento rico em nutrientes como fibras, potássio e carotenoides
Getty Images
3 de 3
As sementes de abóbora são aliadas ao funcionamento intestinal
Getty Images
O especialista acrescentou que a alimento também performa como uma importante fonte de gorduras boas, especialmente ácidos graxos insaturados, vitamina E e algumas do complexo B.
De acordo com a nutricionista Priscila Rosa, os micronutrientes e fitosteróis encontrados nesses grãos ainda regulam os hormônios, beneficiando a saúde da próstata nos homens e os níveis de estrogênio nas mulheres, além de ajudar na redução dos sintomas de TPM, na regulação hormonal na perimenopausa e menopausa e na diminuição da inflamação crônica.
As maneiras mais saudáveis de consumir sementes de abóbora
À coluna, a nutricionista do Metrópoles, Juliana Andrade, explica que as sementes de abóbora podem ser incorporadas à alimentação de formas simples e criativas para aproveitar seus benefícios, que vão desde o aporte de magnésio e zinco até a melhora da saúde intestinal e imunológica.
“Você pode torrá-las com ervas e sal marinho para um snack crocante, misturá-las em iogurtes, saladas ou bowls para dar textura e nutrientes extras ou ainda triturá-las e adicionar a massas de pães, bolos e panquecas”, sugere.
A profissional ainda indica preparar uma pasta tipo pesto, substituindo parte do pinoli (ou castanhas) pelas sementes, ou usá-las como topping em sopas e cremes. “Também podem ser batidas em vitaminas e smoothies, combinando sabor, praticidade e nutrição”, complementa.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
