MAIS

    Anvisa manda recolher lotes contaminados de sabão líquido para roupas

    Por

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (27/11) o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido para roupas devido à contaminação microbiológica. A decisão inclui a proibição de fabricação, distribuição, comercialização e propaganda dos produtos, após a identificação da presença de bactérias Pseudomonas.

    A contaminação foi detectada em análises internas da fabricante Química Amparo Ltda., responsável pela marca Ypê, uma das mais populares do mercado. Os lotes afetados pertencem aos produtos Lava Roupas Líquido Ypê Express, Tixan Ypê e Ypê Power.

    Segundo a Anvisa, a venda desses itens ficará suspensa até que a empresa comprove que os produtos estão livres de contaminação.

    A agência também determinou o recolhimento de todos os lotes do produto Smart Hair Micro-Smart GR, fabricado pela Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. Embora registrado como cosmético, o item era comercializado de forma irregular.

    “O produto possui características que induzem o usuário à aplicação de forma invasiva, ou seja, além da camada superficial da pele e dos cabelos. Portanto, não se enquadra como cosmético e está irregular”, informou a Anvisa.

    Leia também

    As resoluções das proibições foram publicadas no Diário Oficial da União.