MAIS

    Anvisa proíbe venda de marca de café “especial” por falha na produção

    Por

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira (3/11) a venda, fabricação, distribuição, propaganda e uso de todos os cafés da marca Vibe Coffee, produzida no Espírito Santo. Com a suspensão, já são seis as marcas de café proibidas pelo órgão em 2025.

    O veto — publicado no Diário Oficial da União (DOU) — foi determinado após uma inspeção realizar uma vistoria no local e identificar falhas graves nas boas práticas de fabricação.

    De acordo com a Anvisa, as falhas graves encontradas foram:

    • Ausência de licença sanitária da empresa;
    • Ausência de regularização dos produtos (comunicado de início de fabricação);
    • Falhas graves de boas práticas de fabricação , como ausência de rastreabilidade, ausência de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização;
    • Irregularidades constatadas pelo Núcleo Especial de Vigilância Sanitária (NEVS), ligado à Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo.

    2 imagensCafés da marca Vibe CoffeeFechar modal.1 de 2

    Cafés da marca

    Reprodução/Divulgação2 de 2

    Cafés da marca Vibe Coffee

    Reprodução/Divulgação

    Empresa se pronuncia sobre proibição

    Em nota publicada nas redes sociais, a Vibe Coffee disse que não possui qualquer auto de infração, notificação ou processo administrativo junto ao órgão, e que não foi notificada oficialmente sobre a decisão.

    Além disso, ainda segundo o documento, foi a própria empresa quem solicitou uma inspeção da Vigilância Sanitária estadual para “obter informações sobre a emissão do alvará sanitário”. O site oficial da marca está em manutenção.

    Com isso, a empresa encerrou temporariamente suas atividades para realizar as obras e adequações necessárias após terem sido identificadas “algumas irregularidades estruturais e ausência de determinados Procedimentos Operacionais Padrão”.

    “Após as correções, todas as evidências serão encaminhadas à Vigilância Sanitária estadual para reavaliação e liberação do retorno das operações”, afirmou a Vibe Coffee.

    Em menos de uma semana, essa foi a segunda proibição envolvendo marcas de café comercializadas online. Na quinta-feira passada (30/10), a Anvisa proibiu o pó para preparo de café em sachê Fellow Criativo, da marca Cafellow.