MAIS

    Apesar de tensão recente, Vieira se reúne com o chanceler da Ucrânia

    Por

    O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se reuniu com o chanceler da Ucrânia, Andrii Sybiha‎, apesar da recente tensão diplomática entre Brasília e Kiev. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (12/11), em meio a um evento do G7 realizado no Canadá.

    Segundo a chancelaria ucraniana, os dois diplomatas trocaram “opiniões sobre os eventos na Europa e na América Latina”. A reunião ocorreu em Niágara, na província canadense de Ontário, que recebe o encontro de chanceleres do G7.

    Em comunicado, Sybiha disse ter reforçado a “prontidão da Ucrânia para um cessar-fogo incondicional” com a Rússia. O chanceler ucraniano falou ainda na realização de uma reunião de líderes para “avançar nos esforços de paz”.

    O encontro à nível diplomático surge após meses de tensão entre Brasil e Ucrânia. Falas e posturas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram vistas pelo governo de Volodymyr Zelensky como pró-Rússia.

    Leia também

    Sem embaixador em Brasília

    Desde julho, a embaixada da Ucrânia em Brasília está sem um embaixador. Kiev decidiu não indicar um nome para assumir a missão diplomática no Brasil após a saída do diplomata Andrii Melnyk. No mundo da diplomacia, a falta de representação é vista como um sinal de descontentamento de um país em relação a outro.

    Mesmo com a relação diplomática fragilizada, Lula e Zelensky se reuniram em setembro, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, realizada em Nova York. Após o encontro, o líder ucraniano disse ter mantido uma “boa conversa” com o líder brasileiro e agradeceu o “posicionamento claro” do presidente do Brasil.