MAIS

    Após cessar-fogo em Gaza, Alemanha voltará a exportar armas para Israel

    Por

    A Alemanha anunciou que vai suspender a ordem que impedia a venda de determinadas armas ao governo israelense, em razão do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza. O porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, afirmou que o país “voltará a analisar cada caso” de envio de armamento.

    “O governo saúda o cessar-fogo em Gaza, que entrou em vigor em 10 de outubro e que se estabilizou nas últimas semanas […] O governo está retomando a análise caso a caso da exportação de armas e reagirá a novos desdobramentos”, anunciou Kornelius.

    Em agosto, o chanceler Friedrich Merz havia anunciado a suspensão parcial do envio de armas devido às frequentes mortes na Faixa de Gaza resultantes do conflito entre Israel e Hamas. Agora, com o cessar-fogo estabelecido, a medida começa a ser revista.

    Leia também

    A partir de 24 de novembro, a decisão permitirá retomar as exportações para Israel.

    O ministro das Relações Exteriores de Israel, Gideon Sa’ar, celebrou a decisão nas redes sociais, pedindo que outros países adotem a mesma postura: “Saúdo a decisão do Chanceler Merz de revogar o embargo parcial. Apelo a outros governos para que adotem decisões semelhantes, seguindo o exemplo da Alemanha.”

    A decisão foi anunciada um dia após o chanceler alemão conversar com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, sobre “assuntos diplomáticos e regionais”.