As bolsas masculinas chegaram para ficar, ocupando um espaço de destaque no guarda-roupa de homens que se inspiram em personalidades e marcas que investem no acessório. Agora, este fenômeno ganha novas formas à medida que o mercado de luxo reposiciona o item, lançando modelos que valorizam status e exclusividade.
Vem saber mais!
Bolsas masculinas como tendência
O crescimento das bolsas masculinas na moda contemporânea não começou no luxo, e sim nas ruas. A moda ligada ao hip-hop popularizou o acessório como elemento de estilo e funcionalidade, abrindo espaço a seu uso por atletas estrelas da NBA e da NFL.
Leia também
-
Hermès valoriza e rivaliza com LVMH: saiba o que explica o crescimento
-
Veja 10 bolsas da Louis Vuitton que provam o poder criativo da maison
-
Adolescentes têm trocado mochilas por bolsas para ir à escola. Entenda
Nessa cena, marcas como Nike e Adidas dominaram por décadas os corredores dos estádios e ginásios, marcando suas icônicas logos em modelos utilitários, criados para carregar os pertences dos jogadores antes e depois das partidas.
A transição para alto luxo aconteceu aos poucos, com peças das marcas de moda esportiva dando lugar à exclusividade de grifes como a Louis Vuitton, movimento intensificado com a chegada de Pharrell Williams à direção criativa da marca, em 2023.
Na maison, Pharrell canalizou sua influência em espaços como o do hip-hop e dos esportes norte-americanos para reposicionar a bolsa masculina não apenas como um item útil, mas também um símbolo de status e ostentação.
Jogador português de futebol Rafael Leão com item da Louis Vuitton
Boris Streubel – UEFA/UEFA via Getty Images2 de 5
Jules Koundé, jogador de futebol
@pradameal/X/Reprodução3 de 5
Puka Nacua, jogador de futebol americano
@kyliegelfand_/Instagram/Reprodução4 de 5
Bolsas masculinas viraram item de luxo no esporte
@jordanclarksons/Instagram/Reprodução5 de 5
Bolsas masculinas são vistas nas ruas
Edward Berthelot/Getty Images
Hermès e a exclusividade renovada
Em 2025, a consolidação indiscutível da Hermès como grande força do luxo no mercado global está ligada diretamente ao ideal de exclusividade promovido pela grife — e as bolsas masculinas têm parte central nisso. Enquanto etiquetas buscaram atingir novos públicos visando um crescimento econômico, a Hermès manteve em sua filosofia a exclusividade inegociável de seus produtos.
Os resultados foram os mais positivos da história da marca. Neste ano, a Hermès se tornou a marca de luxo mais valiosa do mundo pela primeira vez, superando a LVMH, conglomerado que engloba Louis Vuitton, Dior e Tiffany & Co., entre outros.
A grife aposta no conceito de escassez planejada, produção artesanal e fidelidade à tradição, com destaque para as bolsas Birkin e Kelly, que têm alta demanda e listas de espera longas. Focada em consumidores de altíssima renda, a Hermès manteve crescimento mesmo em tempos de crise, registrando alta de 13% na receita em 2024, enquanto a LVMH — e grande parte do mercado — enfrentou queda nas vendas.
O sucesso recente da marca prova que a exclusividade do mercado de luxo permanece intacta. Mesmo quando um ícone como a Birkin se torna mais visível, o luxo cria novos nichos e formas de distinção. No caso da bolsa icônica, a maior exclusividade passa a ser vista nos modelos com combinações bicolores, tiragens raras ou materiais de alto valor, como a HAC Birkin usada por Lionel Messi, mostrando que o sucesso das bolsas masculinas chegou também ao mundo do futebol.
Louis Vuitton segue investindo na tendência
Como uma das responsáveis pelo fortalecimento da tendência das bolsas masculinas, a Louis Vuitton segue ditando movimentos importantes. Além da influência de Pharrell Williams no imaginário das bolsas masculinas, o recente lançamento da coleção LV Touch reforça que o luxo caminha em direção ao cotidiano masculino.
Inspirada no workwear, a linha prova que há espaço para peças de grife dentro de um lifestyle cada vez mais prático, e as bolsas ganham espaço precisamente neste casamento. Enquanto a popularização das bolsas para homens cresce, a Louis Vuitton busca novas formas de ser exclusiva dentro de uma tendência criada pela própria maison.
Confira o lançamento na galeria:
Jude Bellingham, jogador de futebol inglês
Louis Vuitton/Reprodução2 de 4
Lançamento de Pharrell Williams
Louis Vuitton/Reprodução3 de 4
Linha LV Touch
Louis Vuitton/Reprodução4 de 4
Louis Vuitton é uma das responsáveis pela tendência das bolsas masculinas
Louis Vuitton/Reprodução
