Mesmo em 2025, em meio a um crescimento constante dos índices de divórcio, a separação após a maternidade continua sendo um tabu. Em Xingando as Deusas, a autora Pree Leonel busca jogar luz sobre o tema e refletir até onde a autonimia feminina tem poder para vencer os paradigmas da maternidade.
O primeiro livro da jornalista brasiliense mistura autoficção e ensaio íntimo para narrar o percurso de Magda, alter ego da autora, que enfrenta o fim de um casamento e reinventa sua trajetória enquanto mulher.
Leia também
-
USP: festa do Livro deve reunir mais de 250 mil títulos e 220 editoras
-
Livros Restantes: filme reflete sobre a vida da mulher após os 50 anos
-
Prefeitura defendeu livro de orixás em episódio com família evangélica
-
Luva de Pedreiro anuncia que publicará livro autobiográfico; confira
A personagem atravessa contradições, dúvidas, padrões estéticos, memórias, procrastinações, além de “contravenções” pessoais quase imperdoáveis, e encontra no humor um recurso para virar do avesso, testar novos projetos e amadurecer.
O projeto se destaca pela dimensão coletiva: a maior parte da produção, da coordenação editorial à revisão e comunicação, foi conduzida por mulheres de Brasília, em um esforço contínuo para fortalecer a presença de autoras femininas no Distrito Federal.
O prefácio é assinado pela cineasta e escritora Patrícia Colmenero, brasiliense atualmente em Nova York, que desenvolve projetos ligados a feminismo, memória e identidade.
Xingando as deusas será lançado nesta quinta-feira (27/11) na Biblioteca Demonstrativa, com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF. Além da versão impressa, o evento contará também com edições em audiobook, braile e e-book, ampliando o acesso a diferentes públicos e tornando a literatura uma experiência inclusiva.
Serviço
Festa de lançamento do livro Xingando as Deusas, de Pree Leonel
Data e horário: 27 de novembro, a partir das 19h30
Local: Biblioteca Demonstrativa (506/507 sul – em frente à W3)
A festa contará com leituras da obra, momento de autógrafos, belisquetes, vinhos e a venda de chopp artesanal e de chapattis deliciosos – além de uma seleção especial de músicas da DJ brasiliense Amandix.
